As 12 estratégias do marketing pessoal para barbeiro

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21 de agosto de 2018 Para barbeiros 1 comentário

O marketing pessoal para barbeiro é tão importante para que seus clientes voltem a sua barbearia como para te promover em sua carreira. Sem isso, não se chega a lugar algum.

Você já ouviu a metáfora:“Quem não é visto, não é lembrado”.

Existem fatores que você pode melhorar em si mesmo para que você tenha o melhor resultado em sua imagem e assim, as pessoas o virão de maneira mais positiva.

Você precisa fazer algo para que seja notado de uma maneira sutil, sem ser exibicionista e prepotente. Não tem a ver com cargos altos mas uma postura que você pode fazer no dia a dia.

Esse conjunto de estratégias servem para atribuir valor a sua imagem e fazer você chegar no seu objetivo com mais facilidade através do marketing pessoal para barbeiro:


1. Tenha um objetivo – Trace e siga suas metas

Estabeleça primeiramente um objetivo bem claro e trace suas metas a longo prazo.

Quem você quer ser?

Quais pessoas você quer conhecer?

Onde você quer chegar?

Qual patamar profissional você almeja?

Saiba aquilo que você quer ser e trace seus objetivos a partir disso. Agora você já tem seu objetivo claro para atingir o marketing pessoal para barbeiro.

2. Invista na sua aparência – Vista-se como uma pessoa que deseja se tornar

Sua imagem é seu cartão de visitas, através dela você passa confiança para seu cliente.

Se você é um barbeiro, é esperado que você tenha cabelos e uma barba bem cuidados, sem falar no cuidado com as unhas e uma boa higiene bucal, afinal, seu cliente procurou seus serviços para melhorar a aparência dele e você tem que ser uma referência. Até mesmo tem alguns clientes que chegam a pedir o mesmo corte do barbeiro.

Vista-se como uma pessoa que deseja se tornar. Se quiser ser um líder, se vista como tal.

3. Liderança – Um bom líder é a melhor referência para crescer

Essa é a habilidade em que alguns tem uma maior facilidade de influenciar pessoas ao seu redor, conhecido como os Formadores de Opinião.

Essa é a capacidade mais admirada do marketing pessoal porque e se torna referência e inspira outras pessoas. 

4. Visão – Não espere alguém te notar

Essa é a habilidade do marketing pessoal que pode ser desenvolvida pelo barbeiro através de sugestões de pequenas mudanças para melhorar a própria rotina e/ou a dos colegas, sem contar com as melhorias na barbearia. Não espere pela grande ideia mas tenha pequenas ideias no dia a dia.

Importante também é que o barbeiro seja visto. Vá em eventos, frequente lugares que tenha a ver com a profissão barbeiro e promova sua visibilidade. Não espere alguém te notar, se posicione e valorize seus feitos. Participe das conversas, happy hour e consequentemente, aumente seus contatos.

Publique suas conquistas como barbeiro e promova sua visibilidade.

5. Espírito de equipe – Ofereça, antes de alguém pedir

Esse é o princípio do marketing pessoal para barbeiro que não pode faltar.

Na barbearia e em qualquer lugar, uma equipe é um conjunto de pessoas que trabalham em prol de um mesmo objetivo, cada um com sua habilidade mais desenvolvida em uma competência. E é bem fácil de identificar quem tem espírito de equipe: aos que vem para somar e aos que preferem o voo solo. Qual dessas pessoas você prefere estar perto? Unir seus talentos como barbeiro para o bem da equipe te torna uma pessoa mais bem vista pelos outros e faz com que outras pessoas também queiram acrescentar em sua carreira.

Você pode começar com pequenas ações no seu dia a dia na barbearia, como oferecer ajuda aos colegas mesmo sem ser solicitado.

6. Maturidade – Solucionar conflitos sem provocar mais conflitos

Saiba solucionar com inteligência emocional os conflitos diários de uma barbearia . É muito importante conseguir analisar cada situação seja com o cliente ou com a equipe, tentar compreendê-la e tomar uma atitude consciente faz com que o ambiente de trabalho seja mais agradável. E se você tiver um desentendimento momentâneo com seu cliente, tome a atitude de se colocar a disposição para resolver o problema da melhor forma. O erro já é um problema, mas não saber solucionar é pior ainda para o cliente na barbearia. Isso bem feito,  terá grandes chances dele voltar a barbearia.

7. Integridade – Faça seu trabalho sem prejudicar ninguém

Não seja excessivamente ambicioso a ponto de prejudicar quem está próximo.

Cuidado ao fazer sua propaganda, as pessoas detestam aquelas que se auto vangloriam o tempo todo. Seja humilde sem se menosprezar. Diga menos – “eu fiz isso” – “eu fiz aquilo“.  Uma dica é conquistar fãs, deixe que eles façam isso por você.

8. Pro ativo – Seja o primeiro a levantar a mão

Seja o primeiro a levantar a mão quando o chefe precisa de um voluntário pra alguma tarefa. Dizer que tem essa qualidade na hora da entrevista de emprego e depois não exercê-la é um grande erro. Isso inclui fazer o que é preciso antes de outras pessoas pedirem.

9. Empatia – Reconheça o mérito dos colegas de profissão

Elogie os colegas que merecem e, principalmente, trate bem todas as pessoas que trabalha. Não faça diferenças entre pessoas de cargo mais baixo que o seu. Dê atenção a todos e não subestime os outros, o mundo dá voltas. Pequenas mudanças como essa e você esterá mais perto do sucesso no seu marketing pessoal para barbeiro.

10. Otimismo – Não faça com que as coisas pareçam ser piores do que são

Essa talvez é a habilidade mais difícil do marketing pessoal para barbeiros porque pode ir contra a nossa personalidade mas é claro que o equilíbrio deve ser priorizado.

Ter pensamentos otimistas é algo que contagia, pois a maioria das pessoas funciona melhor em ambientes assim. O otimismo deixa ainda os funcionários da sua barbearia mais confiantes e ajuda a estimular a novas melhorias.

11.  Preparação – Esteja pronto quando sua hora chegar

Se almeja alguma promoção como barbeiro, vá atrás dela e procure meios de se especializar para alcançar o quanto antes. Esteja sempre antenado e busque sempre estudar. Torne-se uma pessoa mais preparada para alcançar seu objetivo profissional e não fique só esperando. Acredite, isso o fará chegar mais rápido no sucesso do seu marketing pessoal para barbeiro.

12. Pontualidade – Não faça com os outros o que não quer que façam com você

Seja pontual com seus compromissos. Se programe para atender a vendedores e seus clientes no horário que marcaram. Não há nada mais desagradável do que ter uma reunião “esquecida”. Isso mostra desinteresse e total falta de respeito com quem está trabalhando assim como você está. Aqui nem preciso falar do cliente, que tem seus compromissos e não pode esperar pelos seus atrasos para que seja atendido, salve algumas excessões de acontecimentos que o fizeram atrasar, mas isso não pode virar rotina.

E você, falta muito para alcançar todos princípios do marketing pessoal par barbeiro? Que tal começar hoje?

Veja o vídeo abaixo e descubra como fazer seus clientes ficarem mais tempo na sua barbearia?

 

Escrito por Pelas Barbas

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