parabenos
26 de abril de 2016 Para barbeiros Nenhum comentário

Para falar dos polêmicos parabenos vale explicar um pouco sobre eles. Os parabenos são conservantes sintéticos, produzidos em laboratórios e utilizados para evitar contaminação de microorganismos nos produtos. São comuns na indústria cosmética por serem bons conservantes e de baixo custo.

Porém, alguns estudos recentes sobre a substância associaram ela com câncer e envelhecimento precoce. Foi aí que surgiu o receio dos consumidores e dos profissionais que trabalham com produtos estéticos em fazer uso ou indicar para os clientes produtos com alguma chance de fazer mal à saúde. Mas afinal, devemos ter medo ou não?

O que os estudos dizem

Existem alguns indícios (e não conclusões, é sempre bom deixar claro) de que os parabenos estão associados à probabilidade de câncer de mama. Alguns cientistas encontraram em tecidos do tumor uma elevada quantidade do conservante.

Bom, e não parou por aí, estudos mostram que os parabenos podem ser tóxicos para as células, favorecendo o envelhecimento da pele e causando alergias respiratórias e dérmicas para algumas pessoas.

Muitos países até já baniram os parabenos, mas a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – afirma que as fórmulas comercializadas por aqui tem a dosagem controlada.

Quais denominações eles podem ter?

Parabeno, Isobutil parabeno, Propil parabeno, Metil parabeno, Etil parabeno, Benzil parabeno.

Produtos relacionados: Ácido para-aminobenzóico  e parafenilenodiamina.

Vale a pena arriscar?

Diante desses indícios, a pergunta é: vale a pena correr o risco quando se trata da saúde? Afinal, como muitos produtos têm parabenos, mesmo que em pouca dosagem, a quantidade ao final de um dia ou de uma semana acaba sendo alta.

No caso dos produtos para as barbas, a atenção merece ser redobrada pois eles serão aplicados em uma parte super sensível do corpo: o rosto. É sempre recomendado dar uma lida rápida no rótulo pra conferir a presença desse tipo de substância, alguns nomes encontrados na composição para o parobeno são etilparabeno, metilparabeno, propilparabeno e butilparabeno.

Vale lembrar que há opções no mercado com preços acessíveis e que se preocupam em oferecer produtos naturais e sem componentes prejudiciais à saúde. A dica principal é sempre ficar de olho e procurar se informar antes de adquirir qualquer produto.

Ficou com alguma dúvida? Você costuma investigar a composição dos produtos? Compartilhe suas experiências com a gente!

0812_CTA_Produtos_Barba_Natural

Escrito por Pelas Barbas