como fidelizar mais clientes na sua barbearia
8 de agosto de 2016 Para barbeiros 1 comentário

Quem está no ramo sabe que assim como as barbas, barbearias têm estilos e modelos de administração muito diferentes umas das outras. Tradicionais, modernas, inovadoras, cada uma delas tem um diferencial que atrai o público, mas todas possuem um desafio de gestão em comum: saber como fidelizar clientes.

Evidentemente, a qualidade do serviço é essencial para fazer com que os clientes retornem, mas com uma concorrência cada vez mais acirrada e bem preparada, é preciso investir em outras estratégias. Reunimos aqui algumas dicas práticas e diferentes que vão fidelizar sua clientela e estabelecer a autoridade da sua barbearia — itens fundamentais para este mercado. Acompanhe.


1. Crie ou invista em sua diferenciação

A análise SWOT é uma ferramenta muito conhecida na administração para planejamento estratégico. Com ela é possível mapear as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio.

Faça um estudo desses pontos e intensifique sua estratégia de fidelização naquilo que torna sua barbearia mais forte. Seja a localização, o preço, o mix de produtos de qualidade oferecidos, seja os serviços adicionais como Wi-Fi e cafeteria, coloque-os ainda mais em evidência em anúncios e redes sociais.

Além de atrair um novo público, fidelizará os clientes atuais pela associação da sua barbearia com aquele diferencial.

2. Enxergue o negócio como se fosse o cliente

Quando o assunto são os cuidados pessoais e a vaidade masculina, enxergar o negócio sob a ótica do cliente é ainda mais importante.

A barba tem ligação direta com a imagem do cliente, e ele confia seus cuidados de forma muito criteriosa para que nada de errado aconteça. Por isso, experimente todo o processo de agendamento, serviço e pagamento e analise o quão satisfeito o cliente pode ficar em cada um dos aspectos.

3. Faça um Clube VIP para clientes fiéis

Um clube de vantagens para clientes fiéis de uma barbearia faz todo sentido. Além de receber algumas informações estratégicas para o relacionamento com o cliente, como data de aniversário e endereço, que podem ser usadas em outras campanhas de marketing, o cadastro em um clube de vantagens ainda estabelece um vínculo para que o cliente retorne para usufruir das vantagens do clube.

Os programas de fidelidade são muito comuns nos dias de hoje, por isso é preciso formatar essa estratégia de forma que agregue valor ao cliente no fato de fazer parte dele, e não somente por seus eventuais descontos.

4. Reforce sua presença nas redes sociais

Além de estar presente nas redes sociais, é preciso interagir com os clientes. Uma boa forma de fazer isso é criando uma “persona” responsável pelas redes sociais, como se fosse um funcionário da barbearia.

Ele poderia curtir fotos dos clientes onde a barba recém-feita estivesse em evidência, dar dicas de cuidados, fotos de inspiração e estilo e, claro, pequenos vídeos e flashes que retratassem a experiência do cliente na barbearia, como as famosas toalhas quentes, o preparo da navalha e outros momentos que buscariam a memória do cliente e o fariam agendar novamente.

5. Faça pesquisas de satisfação para saber como fidelizar clientes

Todos os esforços para fidelização precisam ter sua efetividade analisada. Se houver uma despesa com publicidade com o intuito de se destacar no mercado, seus resultados precisam ser medidos, assim como os programas de fidelidade e outras estratégias com esse fim.

Crie pesquisas de satisfação para cada item ou etapa da experiência do serviço da barbearia e peça a seus clientes para responderem. Elas podem fornecer informações importantíssimas para o direcionamento de investimentos e o corte de despesas, que por consequência podem aumentar o faturamento da barbearia.

6. Ofereça brindes em datas especiais

Por último, crie um calendário próprio para ofertar brindes, como aniversário de 50 barbas feitas na barbearia, ou data do primeiro corte. Use o bom humor para festejar personagens e ícones da história brasileira e mundial que usavam barba e participe de eventos com grande potencial de público-alvo.

Com todas essas estratégias, além de fidelizar os clientes, você também atrairá um público cativo pela autoridade que sua barbearia criará.

 

Tirou todas as suas dúvidas sobre como fidelizar clientes de uma barbearia? Então deixe seu comentário com sua opinião ou dúvida.

guia de sucesso barbearia

Escrito por Pelas Barbas