Distração na barbearia? – profissão barbeiro

Home » Para barbeiros » Distração na barbearia? – profissão barbeiro

11 de dezembro de 2018 Para barbeiros Nenhum comentário

“Estou priorizando o meu tempo diário na barbearia no que de fato interessa?” Falta de foco e distração na barbearia é muito mais comum do que a gente pode imaginar e pode estar acontecendo com você.

O ser humano moderno está bombardeado de distrações o dia todo. E com você, não é diferente. É cada vez mais difícil manter o foco em uma só atividade, isso porque nosso cérebro está tão acostumado a realizar tantas atividades ao mesmo tempo, que quando você precisa manter o foco, você facilmente se distrai. Você rapidamente se lembra que tem que fazer outra coisa. E quando você tiver fazendo outra coisa, vai se lembrar que precisa fazer outra coisa mais importante.

Deixa eu usar um exemplo pra ficar mais claro: “Você se prontificou a chegar mais cedo na barbearia para arrumar sua gaveta de trabalho e limpar todos os instrumentos de atendimento. Logo ao chegar, você se depara na sua tela do celular com uma discussão polêmica no grupo do WhatsApp, dai você pega rapidamente, entra no grupo,  com a impressão que aquilo vai ser rápido, começa a escrever seu ponto de vista no assunto, 20 minutos se passou e você se dá conta que aquilo foi além do esperado, larga o WhatsApp e abre a gaveta, tira as coisas de dentro dela e então, você se lembra que ontem foi o final do Masterchef e não pode esperar algum cliente lhe contar quem ganhou, você mesmo precisa ler, mais uma vez, senta-se e olha o feed de notícias, mais 10 minutos .Seu colega da barbearia chega, você comenta com ele sobre o vencedor do programa que não concordou, mais 10 minutos. Pega o pano para limpar e olha no relógio e vê que está na hora do seu primeiro cliente chegar. Guarda tudo rapidamente na gaveta, sem limpar, sem organizar, sem ter feito nada, e ainda culpabiliza o trânsito que fez você perder 15 minutos do seu dia”

Se ao longo do dia, a distração na barbearia é constante e você não consegue ter foco nas atividades que precisa ter, a boa notícia é que há algumas soluções que você podem te ajudar a manter o foco, e dentre elas, estão:


1. Comece com pouco

Procurar ter foco e concentração não é uma tarefa muito fácil, o dia inteiro com foco, é ainda mais difícil.

Pra facilitar e você conseguir, todos os dias, procure por um curto período de tempo, ficar sem distração na barbearia. Comece com 30 minutos com foco profundo, desligue todas as distrações, coloque o celular em um lugar que você não tenha acesso, feche as abas do facebook e peça às pessoas ao seu redor que não te interrompam.

Comece com 5 minutos por dia, e trabalhe em uma só tarefa até conseguir aumentar o tempo dela.

Isso pode ser transformador e ajudar a você ter resultados incríveis na barbearia.

2.Priorize tarefas

Quando começamos o dia na barbearia, costumamos fazer a tarefa fácil primeiro e vamos evoluindo até as tarefas mais difíceis. Isso faz com que energia disperse e o foco se reduza. Após algum tempo de ter começado uma tarefa, você tem muito menos capacidade do que quando começou.

Para decisões durante o dia, nosso cérebro é muito exigido e se cansa, e é preciso tomar as decisões com muito cuidado, principalmente, quando estamos nos sentindo muito cansado, o melhor então é descansar e esperar o dia seguinte para tomar a melhor decisão.

Para se concentrar de maneira eficaz, inverta a ordem das tarefas no seu dia a dia. Marque as tarefas que exigem criatividade ou concentração para as primeiras horas de trabalho, como fazer uma agenda de posts no Instagram da barbearia e, em seguida, passe para um trabalho mais fácil, como abrir e- mails e ler notícias. Isso vai ajudar seu cérebro a se cansar menos e dedicar-se melhor às tarefas mais importantes.

Quando você treina seu cérebro, ele te recompensa

Já que você fazer milhares de tarefas ao mesmo tempo é o mais comum para seu cérebro, ele se acostumou a isso.  Nosso cérebro está acostumado com as distrações do dia a dia e isso já se tornou um hábito. Então é preciso treiná-lo para o contrário. Por isso, pratique essas duas soluções para você evitar a falta de foco e distração na barbearia.

Você já se pegou em alguma dessas situações? Esse artigo foi útil para a sua rotina na barbearia? Escreva seu comentário e nos ajude a manter esse blog! 

Escrito por Pelas Barbas

Posts relacionados