12 de janeiro de 2018 Para barbudos 1 comentário

O cabelo dos homens, por ser geralmente menos poroso e mais frágil, demanda maior atenção, principalmente nas estações mais quentes. É por isso que os cuidados com o cabelo masculino no verão são muito importantes para a manutenção da saúde dos fios.

O excesso de raios solares compromete a estrutura dos fios por separar as células que formam sua cutícula, deixando-os mais desidratados, quebradiços e propensos à queda. Diante do assunto, conheça aqui algumas dicas para cuidar do seu cabelo durante o verão e mantê-lo sempre bonito e saudável!


1. Lave os fios adequadamente

Escolha produtos que sejam específicos para seu tipo de fio, como shampoos de limpeza profunda para o couro cabeludo com caspa, condicionadores fortalecedores para cabelos quebradiços ou outros produtos que atendam às suas características.

Evite também lavar o cabelo com água muito quente, já que a alta temperatura resseca o couro cabeludo e, ao mesmo tempo, contribui para o aumento da oleosidade, pois as glândulas sebáceas trabalham mais para minimizar os efeitos do ressecamento.

2. Mantenha o corte em dia

Para eliminar as pontas secas dos fios durante o verão, mantenha o corte do seu cabelo em dia, visitando o barbeiro, pelo menos, uma vez por mês.

Além de deixar os fios mais saudáveis e reduzir a necessidade de reposição de nutrientes capilares, aparar as pontas do cabelo com frequência é uma forma de manter uma boa aparência.

3. Evite o uso excessivo de bonés

Muitos homens não dispensam o uso de bonés ou chapéus, principalmente após o corte dos fios. Porém, deve-se ter atenção ao uso excessivo desses acessórios.

Embora possam ter alguma utilidade durante o verão por protegerem a pele da exposição solar, eles podem abafar o couro cabeludo, piorando problemas como caspa, calvície, proliferação de fungos, suor, queda, sujeira e oleosidade.

4. Redobre a atenção com a hidratação

Não são apenas as mulheres que se beneficiam com a hidratação capilar. Cabelos masculinos também precisam de hidratação — principalmente durante o verão. Por isso, procure hidratar seus fios mensalmente ou conforme a frequência sugerida pelo seu cabeleireiro, já que as madeixas mais ressecadas podem demandar maior frequência de tratamento.

5. Atente-se aos cuidados após banhos de piscina e mar

Banhos de piscina e mar podem ser prejudiciais aos fios devido à presença de sal, cloro e resíduos que danificam a estrutura capilar.

Portanto, após aproveitar os banhos de mar ou piscina, remova essas substâncias com a ducha e, assim que puder, lave o cabelo com shampoo e condicionador específicos. Além disso, é interessante antecipar a hidratação dos fios, caso fiquem, por muitos dias, em contato com a água do mar e da piscina.

6. Use protetores capilares

 

O uso de protetores capilares no verão é fundamental, pois evita a queda e protege a fibra capilar contra os efeitos do sol e do calor.

Existem muitos protetores capilares no mercado. Por isso, na hora de escolher o seu, opte por aquele que contenha aromas mais sutis e, ao utilizá-lo, aplique uma pequena quantidade no comprimento dos fios, para não deixá-los com aspecto muito pesado.

7. Tenha atenção na escolha de modeladores

Muitos homens abusam de gel e cremes finalizadores para modelar os fios. Logo, para utilizar corretamente esses produtos, é importante escolhê-los levando em consideração alguns cuidados, como a ausência de álcool, visto que este resseca os fios.

Opte também por versões em gel, pasta ou pomada que possuem textura mais cremosa ou aquosa e hidratam os fios. Alguns modeladores em cera são mais secos e grossos, podendo conter ingredientes à base de argila que absorvem a oleosidade dos fios, deixando-os mais ressecados e rígidos.

É possível cuidar do cabelo masculino no verão por meio de dicas simples, práticas e fáceis de serem realizadas no dia a dia. Por isso, não deixe de implementá-las em sua rotina e mantenha seu cabelo bem tratado e apresentável!

Agora que você já sabe como cuidar do cabelo no verão, aproveite para ler o nosso artigo sobre como secar a barba para mantê-la sempre invejável!

Escrito por Pelas Barbas