Barbear com segurança não é somente evitar cortes e lesões na pele, mas também escolher os produtos adequados antes, durante e após o barbear, de forma que a barba continue vistosa por mais tempo.


Os aparelhos para essa função passaram por diversas inovações, permitindo um barbear com crescente qualidade. Além disso, atualmente existe uma linha de produtos específicos para a barba que ajudam a hidratar a pele e manter os fios vistosos.

Conheça 5 orientações para aprender a fazer a barba com segurança e descubra como os aparelhos de barbear evoluíram para deixar esse momento mais tranquilo.

1. Compre um barbeador de qualidade

O mercado de barbear evoluiu bastante em pouco mais de 100 anos. Os primeiros instrumentos manuais de barbear, criados em 1901, tinham lâminas com navalhas descartáveis, o que foi bastante inovador na época, já que até então a navalha era esterilizada e compartilhada pelos clientes que frequentavam o barbeiro.

A inovação seguinte foi a de um aparelho de barbear inoxidável, com maior tempo de vida. Em 1987, utilizou-se pela primeira vez o aparelho com duas lâminas e, em 2002, chegava ao mercado o barbeador destinado ao público feminino.

Atualmente o mercado oferece barbeadores com várias lâminas, que garantem maior precisão ao barbear, além de barbeadores elétricos, que apresentam características diferenciadas para todos os gostos, bolsos e necessidades.

Diversas marcas

São diversas marcas de lâminas no mercado e cada uma conta com características que prometem maior qualidade no resultado obtido, devido à quantidade variável de lâminas, lâminas com motor que vibram para um barbear mais confortável e com menos irritação, revestimentos tecnológicos, lubrificantes etc.

Da mesma maneira, existem barbeadores elétricos variados: para utilização a seco, kits com aparadores de fios, barbeadores com baterias duráveis e diversos outros.

Assim, para barbear com segurança, escolha um aparelho que seja compatível às suas necessidades e lembre-se de evitar lâminas gastas, pois elas aumentam as chances de cortes, irritações e vermelhidões à pele.

2. Fique atento à frequência de barbear

Embora isso dependa do tamanho da sua barba e de como ela cresce, geralmente recomenda-se aparar as barbas curtas a cada duas semanas, enquanto as longas podem ficar de três semanas a um mês sem corte.

Ao optar por um estilo novo de barba, é interessante visitar com mais frequência o barbeiro para moldar regularmente o desenho.

Lembre-se: mesmo que sua barba seja longa, deixá-la crescer descontroladamente não é recomendável, pois os fios precisam ser aparados regularmente para permanecerem saudáveis.

3. Evite coçar a barba

Quando os fios começam a crescer, uma sensação comum é a de coceira. No entanto, evite coçar a barba, pois isso pode lesionar a pele, além de contribuir para o surgimento de fios encravados que atrapalham seu crescimento.

Para aliviar o incômodo, invista no uso de produtos como o balm de barba, que também serve para hidratar a pele após o uso da lâmina.

4. Limpe bem os fios

Antes de aparar os fios, é importante limpar bem a barba utilizando shampoos específicos para remover completamente as impurezas acumuladas durante o dia e hidratá-la antes do barbear.

Prefira água morna para deixá-la mais macia e maleável e nunca utilize sabonetes, pois eles removem o manto hidrolipídico da pele, deixando a barba ressecada e com aspecto ruim.

5. Use produtos específicos

Na ordem da foto: Balms, Shampoos, Óleos, Condicionadores e pentes. Tudo para barba.

Existem diversos produtos específicos para a barba e bigode, como creme, espuma ou gel para barbear, tônicos fortificantes e estimulantes, balm, gel para crescimento, pós-barba, loção ou óleo, pente, cera etc.

Evite o uso de produtos específicos para outras partes do corpo e garanta que seus fios estejam em contato com componentes que não causem danos à barba, mantendo assim uma melhor aparência.

Barbear com segurança envolve diversos cuidados antes, durante e após o ato de barbear. Não deixe de implementar essas práticas no seu dia a dia e garanta uma barba muito mais bonita e um visual elegante e bem cuidado!

Gostou das nossas dicas ou ficou com alguma dúvida? Não se esqueça de deixar seu comentário!

Escrito por Pelas Barbas