3 de setembro de 2018 Para barbeiros 54 Comentários

Se você é um barbeiro que quer se atualizar ou quer começar nesse ramo, fique por dentro dos 5 melhores cursos para barbeiros oferecidos nos dias atuais. Esses cursos para barbeiros podem ser encontrados em SP, na capital paulista mas também há sedes em outros lugares do Brasil. Continue a leitura.

Se você quer ir além de ser apenas um admirador e atuar nesse mercado, abrindo sua própria barbearia ou aprendendo a cuidar e criar estilos de barba, saiba que existem cursos específicos para ajudá-lo a atingir esse objetivo.

Quem sempre curtiu barba tem muitos motivos para ficar feliz nos dias de hoje. O look barbudo está mais em alta do que nunca e, com isso, cresce no mercado uma variedade de produtos e serviços especializados em estética masculina.

A seguir, mostraremos as vantagens de investir no negócio e algumas sugestões de melhores cursos para barbeiros do momento. Continue a leitura e veja como transformar sua paixão em negócio!

A profissão de barbeiro nos dias atuais

Embora a profissão de barbeiro seja bastante antiga, tendo sua origem descrita ainda na Grécia Antiga, as barbearias tornaram-se mais populares a partir do século XIX. Atualmente, esses estabelecimentos têm passado por uma revolução no que diz respeito à demanda e à oferta de serviços: a profissão de barbeiro está na moda, e aumenta a cada dia o número de profissionais no mercado.

Os dados de uma pesquisa da Euromonitor International, o Brasil  em 2019 se tornará o maior mercado de cuidados pessoais masculinos, superando países como Estados Unidos, por exemplo.

Toda essa revolução no mercado das barbearias revela aos profissionais da área sobre as vantagens de investir nesse empreendimento e trabalhar de forma adequada para garantir sucesso na carreira.

Mas quais os tipos de barbearias existentes no mercado?

Barbearias tradicionais x barbearias da atualidade

Barbearia estilo vintage, retomando com grande classe as barbearias antigas.

Muitas pessoas, ao escutar o nome barbearia, lembram-se do conceito tradicional do negócio: um salão escondido nos fundos de uma casa simples, em que aguardavam sentados e lendo jornais os senhores e jovens que queriam colocar a conversa em dia e aparar os pelos.

Assim prosseguia-se a rotina do barbeiro: enquanto o cliente ajeitava-se nas cadeiras gigantes, antigas, robustas e estofadas, ele manejava sua tesoura, navalha e espuma de barbear. Sim, somente esses utensílios!

No entanto, a profissão tem evoluído muito nos últimos anos e, com a valorização crescente da estética masculina, as barbearias buscam acompanhar o ritmo. Nos dias atuais, as barbearias modernas unem o clássico às tendências variadas, como o vintage e o cult.

Embora cada barbearia mantenha seu estilo próprio para atender a um público específico, muitas delas têm investido na prestação de outros serviços, além do corte de barba e cabelo. Elas apostam, também, no entretenimento (oferecendo jogos, bebidas, programas de televisão) e serviços variados (como relaxamento, hidratação, luzes, revenda de cosméticos, etc).


Mas como apostar na abertura de uma barbearia de sucesso?

A abertura de qualquer empreendimento demanda conhecimento e esforço para obter crescimento a longo prazo. Assim, tenha em mente alguns cuidados antes de abrir a sua barbearia, como:

  • avalie a qualidade do tratamento dos clientes, pois a forma como o consumidor é tratada pode influenciar diretamente na sua fidelização;
  • adquira autoconhecimento sobre a rotina do negócio, já que, ao tornar-se empresário você terá que equilibrar as suas funções como barbeiro e empreendedor;
  • obtenha conhecimento sobre o cotidiano empresarial, aprendendo sobre a abertura de um negócio, o plano de negócios, administração, entre outros;
  • aprenda a desenvolver habilidades indiretamente relacionadas à profissão, como saber escutar, dialogar e buscar perfeccionismo na prestação de serviços.

Cursos para barbeiros

Para desenvolver as competências listadas e muitas outras que são necessárias, alguns cursos são fundamentais! Veja algumas opções a seguir.

1. Curso para barbeiro profissional do SENAC

curso de capacitação para barbeiro do SENAC é oferecido em diversas cidades do Brasil, desde quem procura um curso de barbeiro SP, curso de barbeiro RJ, curso de barbeiro RS e até em cidades menores como Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas.

Um dos cursos para barbeiros mais rápidos, o curso de barbeiro SP do Senac tem carga horária de 14 horas e o objetivo é desenvolver as habilidades necessárias na profissão, auxiliando na execução de cortes de cabelo, modelagem, raspagem de pelos, barba e bigode. A demonstração é feita com uma aula prática com simulação real de atendimento ao cliente

As aulas mesclam atividades teóricas e práticas, com técnicas de barbearia, biossegurança, penteados, linhas ângulos de rosto e outros assuntos . Além disso, os alunos envolvem-se também na execução de projetos, estudos de casos e diversas outras metodologias para que a construção do conhecimento seja efetivamente obtida.

Nesse curso de barbeiro SP do Senac é necessário a compra de material para realizar o curso.

2. Curso para barbeiro profissional do Instituto Divas

O Instituto Divas é voltado a quem procura por um curso de barbeiro SP, só há 2 unidades na capital e tem duração de quatro meses com conteúdo bem enxuto e básico. Nele, além de cuidar da barba, você aprenderá a realizar diversos modelos de corte, como os desenhados, e vários outros tipos de acabamento.

O curso promete capacitar os alunos a atuarem em negócios “retrô“, com o uso de técnicas antigas, e em barbearias modernas, com cortes a máquina. Antenado com as tendências atuais, o curso também oferece em seu conteúdo aulas sobre processos químicos, como alisamento e coloração, pensado para homens que buscam ousar na aparência.

O curso é presencial e totalmente prático, mesmo para aqueles que ainda não sabem manusear a máquina e a tesoura. Além das duas unidades em São Paulo, o instituto vai abrir uma filial de cursos para barbeiros no Rio de Janeiro.

3. Barbearia profissional no Instituto Mix

O curso de barbeiro oferecido pelo Instituto Mix tem uma abordagem mais multifacetada. Além de oferecer conhecimento sobre barba, cabelo e sobrancelhas, inclui aulas de visagismo, empreendedorismo e até capacita o aluno a identificar patologias ligadas ao couro cabeludo e pele.

Dividido em módulos, o curso de barbeiro profissional tem como objetivo mostrar todas as etapas desse negócio, desde abrir  uma barbearia, entender fornecedores, equipamentos e materiais. Abrange inclusive técnicas de higiene e biossegurança em seu conteúdo. Esse curso é indicado para aqueles que também querem investir nesse mercado como empreendedor.

Um dos cursos para barbeiros que tem mais unidades. Há muitos endereços para quem procura um curso de barbeiro SP ,PR, RS, SC, MG, BA, PA, GO. As unidades estão por todo Brasil.

4. Curso para barbeiro do Instituto Embelleze

O Instituto Embelleze oferece o curso de barbeiro de aperfeiçoamento para o profissional que deseja investir na carreira e aprender técnicas da área, além de obter informações sobre o mercado atual, como montar o próprio negócio, entre outros.

O curso de barbeiro oferecido chamado Academy Hair é um curso mais longo, de até 9 meses com 36 aulas, com modelagem, corte e aparo de pelos faciais. Vale a pena conferir se tem uma unidade na sua cidade.

O curso de barbeiro fornece certificado, conta com a participação de instrutores renomados e prática com atendimento a modelos. O barbeiro que optar pelo curso do Instituto Embelleze poderá escolher uma escola bem próximo a ele, já que são mais de 400 franquias em todo o Brasil. Pra quem busca um curso de barbeiro SP ou um curso de barbeiro RJ tem a facilidade de contar com várias unidades espalhadas pela cidade.

5. Curso Online para barbeiros

Já pensou em fazer um curso para barbeiro com conforto, no horário que quiser e no local que você escolher? A Pelas Barbas ouviu seus leitores do blog e fez um curso destinado a barbeiros. Falta bem pouco pra ficar pronto, mas pra quem já tiver interesse em saber o que vai rolar, é só clicar.

Nada melhor do que quem entende do mundo dos barbeiros e sabe de suas necessidades fazer um curso destinado a isso. São muitas novidades que estão por vir!

O curso abrange técnicas de corte, barba e acabamentos, mas também aborda questões como atendimento ao cliente, equipamentos e matéria-prima.

Saiba aqui as vantagens de um curso online.

Gostou do nosso artigo de opções para encontrar os melhores cursos para barbeiros? Escreve nos comentários qual será sua escolha!

Se você quer ir mais longe na sua busca e quer saber de cursos de barbeiro profissional, fizemos um artigo especialmente para isso.

Pra você que já tem sua barbearia, não esqueça que o marketing é fundamental …

Escrito por Pelas Barbas