barba ruiva
1 de junho de 2018 Para barbudos 5 Comentários

Ruivos nunca passam despercebidos. Eles causam um misto de fascinação e estranhamento, afinal, apenas cerca de 1% da população mundial nasceu com cabelos avermelhados. Se eles tiraram a sorte grande ou não, a verdade é que existe uma série de mitos, histórias engraçadas  e curiosidades sobre a barba ruiva.
Um fato surpreendente é que muitos homens têm uma barba ruiva, mesmo sem ter cabelos avermelhados. Confira este post para entender por que isso acontece e conheça algumas curiosidades sobre a barba ruiva:

1. Meu cabelo é de uma cor e minha barba é ruiva. Como pode isso?

Com a moda das barbas grandes, muitos homens fizeram uma descoberta interessante: ao deixar os fios crescerem, perceberam que são donos de uma poderosa barba ruiva, mesmo sendo morenos ou loiros. Mas como isso acontece?

Antes de qualquer coisa, se você é um desses caras, saiba que é perfeitamente normal ter pelos de cores diferentes pelo corpo. Isso acontece porque a melanina (proteína responsável por colorir a pele e os folículos capilares), que é composta pela eumelanina (cor preta ou marrom) e a feomelanina (cor avermelhada), não se distribui na mesma proporção pelas diversas regiões do corpo.

Algumas partes do corpo podem receber mais ou menos eumelanina ou feomelanina. Além disso, a herança genética tem grande influência em todo esse processo, já que somos uma mistura de informações que vêm dos nossos pais e de vários ancestrais.

Se isso tudo já não fosse suficiente para determinar que sua barba seria de uma cor diferente, ainda existe a possibilidade do gene MC1R, que comanda a melanina, sofrer uma mutação e trocar o pigmento preto pelo vermelho.


2. Você conhece a lenda do Barba Ruiva?

Uma prova de que a barba ruiva não é motivo de interesse só agora é que existe uma lenda brasileira bem antiga, do Piauí, sobre um homem encantado que possuía uma longa barba avermelhada. Se você não conhece, confira a história:
“Era uma vez uma jovem moça que, grávida de um menino, perdeu o namorado. Sem saber o que fazer com a criança e desesperada pela dor, colocou seu filho em uma bacia de cobre e ficou dias chorando na beira do rio.
Certo dia, a Mãe d’Água, cansada desse drama, amaldiçoou a moça e o bebê e uma enchente tomou conta do lugar, dando origem a uma lagoa – a Lagoa de Paranaguá. Dessa lagoa podiam-se ouvir vozes e choro de criança. Até que o choro cessou, e um homem alto e com uma barba ruiva começou a surgir dela.”
O tal Barba Ruiva aparecia de vez em quando e procurava por mulheres que iam lavar roupas no rio para trocar uns beijinhos. Uma espécie de Boto Cor-de-Rosa, ele ainda hoje assusta algumas pessoas, mas todo mundo concorda que o Barba Ruiva é gente boa e inofensivo.

3. Os ruivos não ficam grisalhos

Lembra da eumelanina (fios escuros) e da feomelanina (fios ruivos) que já falamos nesse artigo? Então, a eumelanina dos fios escuros geralmente se esgota enquanto a feomelanina desbota. Ou seja, quem tem a barba ruiva não ficará grisalho. Os fios ficarão mais claros com o tempo, chegando perto de um tom de loiro ou lembrando a cor do cobre. Mas dificilmente chegará no grisalho-prateado.

Além disso há o fator genético, quanto mais cedo as pessoas da sua família ficaram grisalhas mais cedo os seus fios brancos irão aparecer.

 

4. Onde moram os ruivos?

Tirando o fato dos homens que tem o cabelo de uma cor e a barba ruiva, você conhece muitos homens têm a barba ruiva e o cabelo também? Caso a resposta seja negativa, saiba que no mundo existe 2% de pessoas ruivas. Mas o número muda se nos encontramos em países como a Escócia e a Irlanda, nesses a população ruiva é de 13% e 10% respectivamente. Ainda não é a maioria, mas fica mais fácil de encontrar, né?

5. Quem tem medo do barba ruiva?

Não é só no Brasil que a barba ruiva tem certa fama. Várias histórias pelo mundo têm algum personagem importante dono de uma robusta barba ruiva. Os irmãos Aruj e Hizir eram piratas que aterrorizavam várias cidades na região do Oriente Médio e eram conhecidos pela barba ruiva.
Como se não bastasse o bullying que uma pessoa ruiva tem que aturar, a gingerfobia — ou seja, fobia de ruivos — é uma realidade.

6. Os ruivos já foram perseguidos

Na mitologia grega existia a crença de que as pessoas que tinham cabelos avermelhados ou a barba ruiva se transformavam em vampiros depois que morressem. Isso pode ter alguma ligação com o fato que os ruivos geralmente eram mais sensíveis aos sol – assim como os vampiros, na sua própria mitologia.

7. Ruivos tem mais chance de serem canhotos

Pessoas ruivas têm uma propensão maior a serem canhotas, isso porque o “gene ruivo” e o “gene canhoto” são recessivos. E como os traços recessivos geralmente ficam em pares, pode acontecer desses dois genes ficarem juntos e se manifestarem no barbudão, que além de ter um bela barba ruiva também poderá ser canhoto.

8. Os ruivos podem sumir?

Se você acha barba ruiva bonita é bom admirar ela enquanto pode, porque ela pode ser uma das últimas! Ok, isso não é verdade. Esse papo que o “gene ruivo” está em extinção é apenas um mito. Lembra-se que falamos sobre o MC1R? Ele é responsável por trocar o pigmento dos fios de preto pelo vermelho. E várias familías carregam o gene MC1R sem ao menos saber.

9. Um dos ruivos mais famosos

Vincent van Gogh foi sem dúvidas um dos maiores pintores que já existiram, suas obras são admiradas e muito estudadas até hoje. O artista além de ser reconhecido pelo seu talento, também é muito lembrado pelos seus cabelos avermelhados e a barba ruiva. É possível afirmar com certeza que van Gogh era ruivo por causa de seus auto retratos, em todos ele o pintor apresenta nos seus fios tons de vermelho.

10. E como faz para cuidar?

Os fios ruivos naturais tendem a ser mais grossos e a ressecarem facilmente. Para que eles não fiquem arrepiados e pontiagudos, a hidratação tem que ser reforçada. Além do shampoo, aposte em condicionador e em óleo para barba, que deixarão os pelos macios e disciplinados.
Ter uma barba ruiva não é nada ruim, pelo contrário. Dá mais personalidade ao visual e cria um look de impacto. Portanto, abrace seus fios ruivos sem medo e mostre para todo mundo que todos esses mitos só te deixam mais especial e singular!

Gostou de saber mais sobre a barba ruiva? Conheça mais histórias e curiosidades sobre barbas!

 

Já ouviu falar em marketing sensorial?

Escrito por Pelas Barbas