cuidados com a barba
7 de abril de 2018 Para barbudos Nenhum comentário

A barba consegue modificar o rosto masculino, deixando-o mais viril e atraente. Contudo, a falta de cuidados com a barba pode detonar a sua aparência e ter o efeito contrário ao desejado, passando a imagem de desleixado para as pessoas ao seu redor se essa não for sua intenção de estilo.

Não é essa imagem que você quer passar? Ou há ocasiões que é preciso um pouco mais de cuidados com a barba? Então confira os 4 erros que listamos abaixo e aprenda o que fazer para evitá-los!

1. Não higienizá-la corretamente

Por mais óbvio que possa parecer, há quem não saiba higienizar sua própria barba ou simplesmente não a lave. O resultado não poderia ser outro: acúmulo de impurezas, oleosidade, mau cheiro e aparência descuidada, a não ser que essa seja sua intenção de estilo.
Para evitar isso e manter sua barba com um aspecto saudável, cuide dela diariamente. Seja durante ou banho ou em outro momento, é indispensável manter uma rotina de cuidados com a barba, especialmente quanto à higiene.

Limpeza garantida com essa dupla.O cuidado básico que se deve ter na barba.

Evite usar água quente, que geralmente irrita a pele sob os pelos, e use os produtos apropriados — como shampoos e condicionadores — para garantir uma limpeza mais eficiente. Além disso, não se esqueça de sempre pentear a sua barba! Esses cuidados com a barba são básicos e indispensáveis pra um resultado.


2. Usar produtos que danificam os fios

Outro erro bastante comum que muitos homens cometem e nem se dão conta é o uso de produtos que agridem e danificam os fios da sua barba. Isso porque eles contêm substâncias químicas que não são indicadas para essa região e podem prejudicar não só a aparência dela como também provocar irritações e reações alérgicas.

O correto é sempre buscar produtos que sejam livres de componentes prejudiciais para a sua barba, como excesso de conservantes, parabenos, petrolatos, silicones etc. Conhecer a qualidade do que você usa e aplica diariamente no seu rosto é essencial.

Prefira produtos que prezem por seus ingredientes.

3. Ignorar os cuidados com a barba e a oleosidade na região

A oleosidade é um problema bastante recorrente na vida de muitos homens. Isso ocorre porque, em geral, eles têm a pele — especialmente a face — mais oleosa do que as mulheres devido ao alto nível de testosterona que a faz produzir mais sebo.
Acontece que essa condição também pode afetar de duas maneiras a sua barba. Na primeira, o excesso de gordura e células mortas tende a se acumular entre os fios, influenciando no seu aspecto estético, na formação de pelos encravados e também no surgimento de odores.

No segundo caso, os pelos podem puxar a oleosidade natural do seu rosto, deixando ele seco e tornando-o suscetível às coceiras e às escamações. Para lidar com ambas a situações, é indispensável manter a higiene que já citamos aqui e esfoliar e hidratar a pele pelo menos duas vezes por semana.

4. Não passar óleo na barba

Se você acredita que para deixar sua barba crescer de maneira saudável não é necessário cuidar constantemente e usar cosméticos indicados para essa área, você está enganado. Assim como o cabelo, os pelos do rosto também precisam de manutenção para ter um aspecto agradável.

Ter uma barba de respeito significa investir nela no dia a dia e não abrir mão de produtos que possam garantir a maciez, o brilho e restaurá-la quando necessário. É justamente nessa situação que o óleo para barba pode fazer toda a diferença, hidratando e condicionando os seus fios. E ele ainda vai além, evitando o aparecimento de caspa nessa região.

É um cosmético essencial na rotina do homem moderno que sabe a importância de uma aparência impecável na hora da conquista e de conseguir uma posição de destaque na sociedade.

Como você viu, os cuidados com a barba precisam ser constantes para garantir um visual mais atraente e imponente. Por isso, contar com uma barbearia de confiança pode ser uma grande alívio para mantê-la sempre no jeito!

Quer saber mais dicas sobre cuidados com os pelos? Então aproveite para conhecer a Barboterapia, uma forma moderna de cuidar da barba!

Escrito por Pelas Barbas