Como fizemos cosméticos para barbearia sem sermos químicos

Home » Para barbeiros » Como fizemos cosméticos para barbearia sem sermos químicos

23 de outubro de 2018 Para barbeiros 1 comentário

Eu acredito que não há nada mais verdadeiro do que uma história contada porque quem estava nela. E contando uma história dá pra entender melhor aonde eu quero chegar pra eu te explicar como iniciamos nossa produção de cosméticos para barbearia sem sermos químicos.

A história começa em São Paulo, mais precisamente dentro de um apartamento e mais precisamente, comigo, e depois com a gente. Vou começar a contar o que me motivou a fazer cosméticos e a resposta é que foi uma coisa chamada vontade de mudar de vida.

O fato é: eu estava insatisfeita com a vida corrida, aquela que você não tem tempo pra nada, acorda atrasada, toma café da manhã no carro, demora mais de 1 hora pra chegar no trabalho e ao sair tem que encarar o chamado trânsito. Isso tudo junto com a responsabilidade de cuidar de uma criança, levar pra lá e pra cá, e quando chega em casa e o que mais precisa é descansar, você aproveita aquele tempinho que lhe restou para ficar com sua criança. Realmente, foram dias cheios, mas também vazios, porque eu precisava me encontrar no que eu gostava de fazer.

Até que maravilhosamente fui mandada embora, e fiquei 2 meses esvaziando a cabeça e tentando ver o que se encaixava nessa mudança, fiz um curso de cosméticos descompromissada e  aquilo me encheu os olhos. Fiz vários testes em casa de aromatizador de varetas e sabonete líquido. Ainda não era aquilo.

Dia dos Pais chegando e a ideia era fazer um kit mas eu precisava de ajuda. Conversei com o Nilton, a gente estava recém juntos e ele logo topou me ajudar a fazer a alquimia. Meu pequeno apartamento virou um laboratório bem produtivo e ai saiu nosso primeiro kit com loção pós barba, sabão e creme de barbear.

Fomos ao Ceasa na madrugada encontramos umas caixinhas para colocar o kit e ai surgiu a linha Pelas Barbas. Aquilo me enchia de vontade de continuar e eu ainda não sabia o porque.

Super apoiados pelos amigos e agora empenhados para fazer um kit para cuidados da barba, iniciamos a busca de receitas gringas de óleos para barba e o balm de barba na lata.

Fizemos uma tabela com todos benefícios de cada óleo e montamos nosso próprio óleo para barba que teve as duas versões: Mato sem Coelho e Lenha na Fogueira.

Queríamos crescer e ter tempo para fazer a marca tomar forma e decidimos terceirizar a produção. Inicialmente, tendo consciência de cada ingrediente que iriamos colocar na fórmula, reproduziram fielmente como gostaríamos nosso óleo e balm para barba. Depois dessa confiança com a fábrica, solicitamos alguns outros produtos com ingredientes que gostaríamos que tivessem, afinal, iriamos vender esses produtos e precisamos saber o que cada um contém, surgiu o shampoo e o condicionador para barba. A Pelas Barbas começava e juntos, Nilton e eu, mais uma mudança iria acontecer mas disso eu falo em outro post.



Porque eu tô contando isso? Porque para fazer cosméticos para barbearia é preciso SABER o que você vai vender.

Produção terceirizada de Shampoo para barba Pelas Barbas

2 motivos para você se atentar ao que está vendendo

1. Você pode vender um produto para uma pessoa que tenha alguma alergia à algum componente nela, e alguns componentes já são usualmente mais alergênicos que outros, por isso, se tiver consciência do que você está produzindo, você terá mais segurança ao vender e poderá escolher ingredientes substitutos menos nocivos a saúde do seu cliente, mesmo pagando um pouquinho a mais pela produção de cada produto. Vale a pena.

2. Porque isso pode ser um bom argumento de vendas. Quando seu cliente sente que você é seguro e conhecedor no que diz, ele confia mais e consequentemente, compra.

A ideia que quero passar é que você não precisa saber nada de fórmula, mas precisa se informar sobre cada componente.

Primeira linha com aroma de Vinho artesanal da Pelas Barbas

Como começar?

Para iniciar a pesquisa dos seus cosméticos para barbearia, você pode pesquisar sobre cada um dos componentes usuais de um produto. Pesquise sobre os parabenos, petrolatos, silicones e componentes prejudiciais, já é um bom começo. Assim, você garante um produto diferenciado em qualidade. Aqui estou falando com quem quer qualidade e quer colher bons frutos de reconhecimento pelo que fez no futuro.

Porque não escolher um produto que a fábrica tenha disponível?

Você não vai ter um produto que se destaque dos demais. Essa mesma fábrica vende esse mesmo produto para outras mil pessoas e o que vai mudar é apenas o rótulo que você vai ter, por isso, atente-se de ter um produto com um diferencial bem marcante. Pense no seu posicionamento e em uma embalagem que faça sentido pra seu negócio. Comece a pensar no que quer entregar para seu cliente mas para isso, faça pesquisas e procure saber o que seu cliente espera de um produto. Isso é válido e a chance de erro diminui muito.

Se você quiser saber um pouco mais como escolher, tem um artigo que falo sobre o perigo de parabenos, petrolatos e silicones. Vale ler para entender sobre cosméticos para barbearia.

Escrito por Pelas Barbas

Posts relacionados