29 de maio de 2018 Para barbeiros 2 Comentários

Barber Pole é um sinalizador de localização das barbearias. Tem formato cilíndrico e pra quem não sabe, o poste giratório com listras vermelhas, brancas e azuis tem história e não é de hoje que vemos por barbearias ao redor do mundo. O poste giratório está presente em várias barbearias e é facilmente reconhecido por quem passa, não importa qual língua você fala, qualquer um pode entender que onde há um “Barber Pole” há uma barbearia naquele lugar.

Barber Pole na fachada da Moreira’s Barbearia identifica pra qualquer pessoa do mundo que ali tem uma barbearia

 

Da onde surgiu?

1939 – Cartaz original Vintage do Glenmore Whiskey

É relatado que surgiu na Idade Média onde os barbeiros além de cortar barbas e cabelos, também eram cirurgiões que faziam procedimentos cirúrgicos como extrações de dentes, tirar unha encravada e pequenos procedimentos, esses eram os tais Barbeiros Cirurgiões.

Sobre as cores do Barber Pole existem muitas histórias, mas a mais aceita é a seguinte: o vermelho pode representar o sangue dos procedimentos cirúrgicos, o branco representava as ataduras ou as roupas brancas que esses profissionais usavam. Já o azul, é falado que ele foi adicionado algum tempo depois. E não tem uma simbologia muito forte, a cor foi escolhida apenas para remeter aos Estados Unidos, assim juntando o azul, vermelho e branco, o Barber Pole ficaria com as cores da bandeira norte americana.

Nas suas primeiras versões o Barber Pole já era apresentava um formato de poste e tinha apenas a cor o branca e vermelha. Já possuindo o padrão de pintura em volta do poste, do jeito que conhecemos. É comum encontrar até hoje pessoas que preferem adotar o Barber Pole apenas com a cor branca e vermelha, excluindo o azul.


Mas quais são as cores certas?

Não existe bem uma versão errada ou certa, a sua criatividade pode ditar o que é melhor para a sua barbearia. Mas temos que falar que é mais encontrar versões do Barber Pole no modelo branco, vermelho e azul. Saiba um pouquinho mais sobre as duas versões mais populares do Barber Pole:

Vermelho e branco

Barber Pole Vermelho e Branco na Saint Germain

Por mais que a versão com a cor azul seja a mais lembrada e é considerada clássica, não existe problema em querer adotar o Barber Pole apenas usando a cor branca e vermelha. Como já explicamos, existem versões do Barber Pole apenas com essas duas cores.

Para utilizar essa versão do Barber Pole e para harmonizar com a decoração da sua barbearia, você pode optar por fugir dos estilos muito“americanizados”. Já que várias barbearias seguem o conceito de tentar resgatar a decoração e o clima dos Estados Unidos nos anos 50 e 60. Em vez disso, procure remeter a Inglaterra dos anos 60, algo mais clássico, mas com muito futebol e cerveja.

Pode ser que você não encontre muitos modelos de Barber Pole vermelho e branco para vender na internet, mas você pode encomendar do tamanho e modelo que você quiser com alguém que faça Barber Poles.

Vermelho, azul e branco

Barber Pole Giratório na Oliveira’s Barbershop

Não importa o país que você esteja, um poste com essas três cores irão sempre representar pra quem estiver passando que há uma barbearia no local indicado. A grande vantagem de usar essa versão azul, vermelha e branca do Barber Pole é que por ser a mais popular, é mais garantido que as pessoas que passam em frente a barbearia não tenham dúvidas que ali você vai poder fazer barba, cabelo e bigode.

Além disso, você vai encontrar mais variedades de preços e modelos desse Barber Pole.

O visual da sua barbearia pode ter diversas inspirações indo desde os saloons antigos até se basear nos anos 50 e 60. Vai da sua criatividade em utilizar essas cores na decoração interna da sua barbearia. A sugestão é que orne com as cores de algum objeto. Você mesmo pode pintar elementos como o borrifador de água e fazer uma bela composição com o Barber Pole da entrada.

 

Modelos de Barber Pole

Depois de escolher a cor perfeita para o Barber Pole da sua barbearia é hora da versão que você irá adotar. O mais tradicional nas barbearias brasileiras é utilizar o Barber Pole giratório e que também funciona como uma espécie de luminária. Essa versão pode ser colocada tanto na parte interna da barbearia como na parte externa.

Agora, se você pensa em ter uma barbearia no estilo retrô o seu Barber Pole deve seguir esse mesmo formato, certo? Nesse caso, considere usar o Barber Pole que são apenas o poste decorado, eles não irão girar ou emitir luz. Mas são igual charmosos e vão garantir um toque especial na sua barbearia.

Além disso, você pode usar a sequência de cores mais populares do Barber Pole (o vermelho, o azul e o branco) e pintar alguns detalhes na sua barbearia, como as batentes das portas,  janelas e porque não o toldo de entrada da sua barbearia?

Rockabilly Barber Shop utiliza as cores do toldo para fazer referência ao Barber Pole

E porque se apegar em um Barber Pole apenas nas cores que falamos até agora? Se você conhece alguém que seja capaz de produzir um Barber Pole, ai vai algumas sugestões:

– Preto e branco: para ter um visual mais minimalista e elegante.

– Branco, verde e amarelo: porque só utilizar as cores que remete as cores da bandeira dos gringos? Considere abrasileirar o Barber Pole.

– Outros tons de azul e vermelho: ficando as cores clássicas, experimente mudar um pouco a tonalização para ter uma decoração diferenciada.

Solte a imaginação, saia das cores clássicas e invente uma só da sua barbearia. Use as cores do seu time do coração ou outra combinação que você acha que ficaria legal. Porém evite juntar muitas cores, se limite a 2 ou 3, isso evita uma possível poluição visual.

Que tal ousar com esse Barber Pole verde e branco?

É importante sinalizar que pra quem quiser ousar nas cores, o formato e a disposição das listras deve se manter o mesmo para que o objeto não perca a referência de um Barber Pole.

O Barber Pole é o toque final para deixar qualquer barbearia com cara de barbearia. Como você viu, ele tem vários estilos, o que facilita na hora de o harmonizar com qualquer decoração.

E tem um assunto que pode te interessar também:

Confira também as nossas dicas para melhorar a decoração interna e externa da sua barbearia: decoração retrô, como transformar a sua barbearia e para aprimorar a fachada da sua barbearia.

Escrito por Pelas Barbas