1 de setembro de 2017 Para barbeiros Nenhum comentário

Encontrar profissionais capacitados no ramo da barbearia nem sempre é fácil. No momento da contratação, os donos desse tipo de empreendimento frequentemente se deparam com uma dúvida: afinal, é melhor optar por barbeiro experiente ou novo profissional?

O fato é que não há uma regra a ser seguida, e a resposta para essa pergunta vai depender do tipo de barbearia, da localização do negócio, dos objetivos do dono e do público-alvo.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse assunto para ajudar você a tomar a melhor decisão. Vamos lá?

Os pontos positivos e negativos de um barbeiro experiente

Existem pontos positivos e negativos na contratação tanto de um barbeiro experiente quanto de um que está iniciando a carreira.

Se o objetivo da sua barbearia for atender um público com um poder aquisitivo maior e que se preocupa mais com status, por exemplo, a admissão de um barbeiro experiente, com um nome reconhecido no setor, pode ser bastante vantajosa.

Entretanto, o ponto fraco de um profissional que já possui experiência pode ser que ele carregue alguns costumes do serviço anterior, como manias e modos de trabalhar que não agradem no dia a dia do seu empreendimento.

Os pontos positivos e negativos de um barbeiro sem experiência

Já quanto a um barbeiro recém-formado e que está iniciando, como ponto positivo, destaca-se que ele pode apresentar mais proatividade para aprender sobre a barbearia e, assim, seu perfil profissional pode ser “moldado” com mais facilidade para se encaixar ao padrão do seu negócio.

Porém, como ponto fraco, ele não traz consigo uma carteira de clientes nem uma boa gama de especializações e técnicas que podem ser solicitadas pelos fregueses, e isso pode afastar uma clientela mais exigente.


A escolha do profissional ideal

Conhecendo os pontos positivos e negativos de cada tipo de barbeiro, o ideal é analisar bem quais são as necessidades específicas do seu negócio antes de tomar a decisão. Faça sempre um teste com os profissionais finalistas para que você possa realmente avaliar a qualidade dos potenciais contratados.

Se possível, dependendo do tamanho do seu negócio, considere o recrutamento de dois trabalhadores: um barbeiro experiente e um novo profissional. Dessa maneira, o funcionário com experiência pode treinar o iniciante e ambos podem aprender um com o outro, além de contar também com o seu c

onhecimento de dono de barbearia.

A preparação do novo barbeiro para o trabalho

Independentemente da escolha feita, ambos os tipos de profissionais, experientes ou não, devem receber alinhamentos e treinamentos que vão prepará-los para assumir seus cargos de acordo com o perfil da sua barbearia.

Você, sendo gestor, deve sempre se preocupar em oferecer oportunidades e incentivar a participação de seus barbeiros em congressos, cursos de atualização e especialização, enfim, tudo o que envolva o universo das barbas e possa melhorar o serviço prestado pelo seu negócio.

Esse é um mercado em constante mudança, pois é influenciado diretamente pela moda, então, estar atento e preparado para lidar com as novas tendências é fundamental para garantir a satisfação dos clientes.

Além disso, é muito importante que os profissionais estejam bem preparados para fazer o atendimento ao cliente e fechar as vendas. Afinal, eles lidam diretamente com o público e devem saber a maneira correta de se comportar, prezando pela imagem da barbearia.

Também é comum que os funcionários ajudem a realizar a venda de produtos para barbacomercializados em seu estabelecimento. Para isso, devem saber indicar os cosméticos adequados e a forma certa de usá-los, visando atender às expectativas dos clientes.

Curtiu este texto sobre a contratação de um barbeiro experiente ou novo profissional e quer receber mais dicas importantes para a gestão da sua barbearia? Assine já a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Esse vídeo sobre “O que você precisa saber para contratar uma equipe para barbearia?

 

 

Escrito por Pelas Barbas