27 de fevereiro de 2018 Para barbeiros 4 Comentários

Em toda barbearia é possível encontrar itens básicos para o barbeiro fazer o seu trabalho. Podemos citar: tesouras, máquinas, pentes, cadeiras, produtos para barba e cabelo e a capa de corte.

E como já falamos por aqui das ferramentas profissionais para barbeiros e também demos dicas de como escolher a cadeiras de barbeiro certa, agora chegou a hora de falar das capas de corte. Quer saber mais desse elemento essencial para qualquer barbeira? Confira:


1. Porque usar uma capa de corte?

Tem gente que já deve saber o motivo, mas não custa nada reforçar: a higiene é o principal motivo para utilizar a capa de corte. Sem a utilização dessa peça, os fios cortados cairiam direto na roupa e na pele do cliente. Além disso, para realizar outros procedimentos que contém cremes e tonalizantes a capa de corte irá evitar que a roupa do cliente fique suja.

Além do fator higiene, possuir capas de cortes personalizadas e diferenciadas irá agregar valor na sua barbearia. Uma capa simples fará o trabalho, mas uma capa com o logo da sua barbearia chamará a atenção dos clientes.

2. Qual tecido escolher?

Agora que você já sabe o motivo de utilizar as capas de corte, é hora de começar a escolher uma capa para a sua barbearia. Existem diferentes materiais e cada um deles irá servir para diferentes procedimentos que um barbeiro poderá realizar.

Antes de falar um pouco sobre os tecidos, temos uma dica: fique atento para comprar capas de corte que possuam elástico ou botões. O elástico é importante para a capa servir em vários tipos de pessoas. Sem provocar apertos no pescoço e para evitar que os movimentos dos clientes fiquem limitados. Já os botões são para fechar a capa e assim evitar que a peça fique muito larga.

Voltando ao assunto tecido, existem vários tipos tecidos no mercado, mas aqui iremos citar os mais facéis de serem encontrados e que poderão se encaixar na realidade da sua barbearia:

Microfibra

É um tecido sintético e muito durável comparado com outros tecidos. Tendo mais resistência ao lavar e também ao ferro de passar. A microfibra também é firme e dificilmente irá manchar, por isso as capas dessa composição são super indicadas para procedimentos com químicas em geral, como: relaxamentos, tinturas, alisamentos, entre outros.

Caso você queira se aprofundar no assunto, o ideal é pesquisar e perguntar para quem entende de fios e tecidos, ou até mesmo para quem está vendendo as capas de corte, sobre a quantidade de fios que a peça tem por polegada. Pois quanto mais fios por polegada, mais macia será a sua peça de microfibra.

Cetim

Barbeiros utilizam uma capa de cetim da barbearia Mr Navarro em SP.

Sabe aqueles fios chatos que insistem em grudar nas capas comuns? Isso poderá ser história do passado caso você opte por capas de corte de cetim. Esse tecido geralmente é leve, tem aspecto brilhoso e escorregadio. Mas não se engane pela aparente “leveza” do cetim. Ele pode causar sensação de calor no seu cliente, o que não é muito agradável no verão, mas caso a sua barbearia conte com ar condicionado ou ventiladores poderá amenizar a sensação térmica.

Fique atento nas diferentes capas de corte feitas de cetim no mercado. Dependendo da marca ou da origem da capa você poderá encontrar uma peça que não esquente tanto e que tenha mais qualidade. O Importante é pesquisar!

Vale destacar que no mercado existem capas que utilizam outros materiais, como: nylon, algodão e até mesmo a seda. Mas cada tecido terá sua particularidade, entre qualidades e defeitos, isso sem falar no valor. A seda e o cetim tem suas semelhanças. Mas investir em capas de corte de cetim será mais barato do que investir em um tecido mais “nobre” como é a seda, por exemplo.

3. Estampas

Capa de corte personalizada da Barbearia O Corsário em Joinville – SC.

A capa toda preta ou azul certamente cumprirá a função de não sujar o cliente, mas é uma peça sem graça. Porém uma capa de corte personalizada com o logo da sua barbearia, como no exemplo a barbearia O Corsário se preocupou em agregar valor a sua barbearia. Isso sem falar que durante todo o corte o seu cliente estará virado para um espelho, tendo a oportunidade de ficar olhando para o seu logo por vários minutos.

Para estampar a capa, temos duas opções mais populares:

Estampa Silkada: Também chamada de serigrafia, o processo de Silk Screen é muito indicado para logos em cores e em traços. E a sua versão mais moderna a Silk Digital é indicada para os logos com mais cores e detalhes. A serigrafia é o tipo mais comum e barato de estampagem e é o processo usado para estampar camisetas. Com o tempo e conforme as lavagens a tinta poderá rachar.

Estampa Sublimada: A sublimação é um processo longo de estamparia que envolve a impressão do desenho desejado em papel e depois através de uma prensa quente o desenho é passado para a peça desejada. Esse tipo de empada está ficando bastante popular em roupas pela sua alta durabilidade e a alta resolução de imagem que oferece. Por esses benefícios é um processo mais caro, mas que poderá valer o investimento.

Tanto a serigrafia quanto a sublimação podem ser aplicadas em quase todos tipos de tecido. Para isso vale uma consulta com as estamparias da sua região!

4. Diferenciais

Sabemos bem que o astro de toda barbearia é o barbeiro. Mas também sabemos que são os detalhes que fidelizam um cliente a um negócio. Caso você queira ir além da capa de corte no tecido certo e com o logo da sua barbearia, temos algumas dicas de capas para buscar no mercado e talvez levar até o seu negócio.

Capa especial para crianças

A barbearia Beard & Co no Rio de Janeiro conquista seus clientes mirins com capas de corte personalizadas.

É comum que os pais levem seus filhos juntos para cortar o cabelo. Seja para ter uma experiência entre pai e filho ou apenas para aproveitar a ocasião. Ter uma capa de corte que tenha um super herói estampados pode ser uma boa distração para um menino que não está acostumado a cortar o cabelo.

E para o pai que leva o filho junto na barbearia para ter um momento paternal, é interessante possuir duas capas de corte especiais para isso, uma para o pai e outra idêntica – porém menor – para o filho. E assim os dois ficaram iguais durante o corte.

Para o Noivo

Outra situação muito corriqueira em barbearias mais antenadas em tendências é ter o Dia do Noivo. Nesse dia, o homem recebe um tratamento especial, que vai desde um corte de cabelo até relaxamento e massagem. Ter uma capa de corte apenas para o Dia do Noivo poderá aumentar a sensação de exclusividade. E isso fará o noivo se sentir mais especial nesse dia.

Capa de corte com visor

As vezes um corte de cabelo ou de barba pode durar apenas 10 minutos, mas isso já é muito tempo para quem não consegue ficar longe do celular. Pensando nisso, você pode optar por adquirir capas com visor especial para celular.

Antes de decidir se irá adicionar o visor, é importante escolher o tecido da capa e se receberá alguma estampa. O visor poderá ser um detalhe adicional e que seus clientes mais conectados irão adorar. A parte negativa de adicionar o visor é que o cliente ficará concentrado no celular e isso irá dificultar uma conversa entre ele e o barbeiro. Isso poderá deixar mais complicado o processo de estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente.

As capas de corte são itens indispensáveis para qualquer barbearia. Mas os detalhes que poderão ser adicionados a ela, caberá ao dono decidir. É importante ficar ligado ao orçamento também. Ter capas com logos e visores é algo que irá agregar valor a sua barbearia, mas para todo investimento é preciso ter atenção.

Gostou de saber mais sobre capas de corte? No nosso blog você pode encontrar outras dicas e sugestões especiais para barbeiros. Confira esse post sobre os Apps para usar na sua barbearia!

Escrito por Pelas Barbas