3 de junho de 2016 Para barbeiros 10 Comentários


As barbearias sempre foram bastante procuradas pelos homens que querem manter uma aparência bonita e agradável. Porém, cada vez mais esse tipo de serviço se torna escasso — não pela falta de procura ou pela perda de espaço para os barbeadores elétricos, mas porque muitos barbeiros não sabem como aumentar o faturamento desse tipo de negócio, o que leva ao fechamento das portas.

Por isso, é preciso entender que, para ter uma barbearia, não basta saber cortar e aparar a barba — é preciso saber administrar o negócio! E quem deseja saber como aumentar o faturamento da empresa, ao mesmo tempo em que fideliza os clientes, precisa seguir algumas dicas. Quer conhecê-las? Então, continue a leitura!


Reveja os preços

Pode ser que o valor cobrado esteja abaixo do que é necessário para conseguir bons lucros — e, talvez, seja necessário realizar um aumento nessa tabela. Mas nada de fazer isso de forma aleatória!

É preciso verificar o preço cobrado pelos seus concorrentes, analisar quais são os seus custos, a remuneração de seus profissionais e os lucros. Com base nessas informações, é possível repensar os valores cobrados — sem que isso espante seus clientes.

Revenda produtos de qualidade

A estratégia de oferecer produtos de revenda é altamente lucrativa, além do que, o cliente vai sentir que consegue encontrar tudo que precisa para cuidar de sua aparência em um só lugar.

Preocupe-se em colocar produtos de qualidade em sua barbearia, já que isso envolve a “confiança”que seu cliente deposita em você. Seja criterioso na escolha, pois nenhum cliente quer sair da barbearia contando que o produto que ofereceram pra ele causou alergias ou desconforto.

Pense no valor oferecido

Nesse caso, não estamos falando de custo, mas do valor que o seu cliente percebe ao entrar no local. Se a sua barbearia conta com uma cadeira velha e um espelho sem moldura, seu serviço pode ser o melhor do mundo — mas acaba perdendo valor!

O atendimento, o espaço físico, os produtos utilizados e, até mesmo, o cafezinho oferecido podem agregar valor, agradar e atrair mais clientes. Se, além de oferecer um serviço de qualidade, você fizer o cliente se sentir bem tratado e confortável, ele logo irá querer voltar!

Tenha um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade, como o nome indica, fará com que o seu cliente se mantenha fiel a sua barbearia — pois, ao participar do programa, ele sabe que poderá usufruir de algum benefício.
Entretanto, para ter o efeito esperado, esse programa de fidelidade precisa ser bem definido. Por isso, deixe bem claro o que deve ser feito e o que o cliente ganha — por exemplo, a cada dez cortes, o cliente ganha um gratuito.

Crie eventos semanais e mensais

Uma boa forma de atrair clientes para sua barbearia é criar eventos, que podem ser semanais ou mensais. Vale desde pensar em algo simples, como um happy hour na barbearia toda sexta-feira, ou até um dia do mês com descontos em serviços, sorteios, brindes, etc.

Você pode programar os eventos usando um calendário comemorativo ou datas que chamem a atenção dos clientes, como, por exemplo, um dia que terá um jogo de futebol à tarde, ou naquela final de campeonato de basquete. Com certeza será um grande chamariz para quem precisa cortar o cabelo e não quer perder aquele jogo.

Crie parcerias

Essa é uma ótima maneira de conseguir aumentar o faturamento e atrair novos clientes! Pense em empresas, academias e outras instituições que possuem homens que precisam estar sempre bem arrumados — é a oportunidade perfeita de estabelecer uma parceria e ofertar algum tipo de benefício para os clientes, como um percentual de desconto.

Ofereça diferenciais

Oferecer apenas o serviço de barba, cabelo e bigode pode não ser suficiente para o seu cliente — que busca algo mais enquanto espera pelo atendimento.

Existem exemplos de barbearias que, pensando nisso, colocam à disposição de seus clientes um bar e mesas de sinuca. Assim, o tempo de espera passa mais depressa enquanto eles se divertem!

 

Não se esqueça que o MARKETING também é fundamental para aumentar o faturamento, veja nossas dicas de como melhorar o marketing visual da sua barbearia nesse vídeo:

Gostou das nossas dicas para aumentar o faturamento de sua barbearia? Agora, a missão se tornou bem mais fácil, não é mesmo? Conte pra gente o que achou das dicas, nos comentários!

 

 

Escrito por Pelas Barbas