10 de julho de 2018 Para barbudos Nenhum comentário

Há algum tempo a barba voltou a ficar em alta, o que fez com que os homens passassem a adotar diferentes estilos para destacar o visual. Entre os mais pedidos nas barbearias está o cavanhaque, que se encaixa em homens com diferentes formatos de rosto, principalmente pela capacidade de valorizar não só os traços, mas também a personalidade do indivíduo.


No artigo de hoje falaremos sobre os diferentes estilos de cavanhaque, bem como traremos dicas e cuidados essenciais indicados para esse tipo de barba! Ficou curioso? Continue conosco!

Como o cavanhaque ganhou espaço?

O cavanhaque é o estilo de barba mais desenhado entre os existentes. Ele é versátil, combinando com diferentes formatos de rosto. Além disso, possui diferentes desenhos, o que aumenta bastante as chances de encontrar um estilo que combine com você.

David Beckham, Johnny Depp, Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Kanye West, Thiago Lacerda e Caio Castro são alguns dos famosos que desfilam por aí com os seus cavanhaques, fazendo sucesso.

Qual o cavanhaque ideal para cada tipo de rosto?

Cada rosto pede um estilo de barba diferente. Essa distinção é importante justamente para valorizar os pontos fortes da face e deixar o visual mais harmonioso. Então, conheça os tipos de rostos e os cavanhaques correspondentes a cada um deles:

Rosto redondo

Para o rosto redondo o ideal é que a barba traga um aspecto mais fino e simétrico. Logo, é interessante deixar um pouco de barba nas laterais para dar um aspecto de maior alongamento. O cavanhaque precisa mais grosso, mas com pouco volume na lateral.

O corte mais reto colabora para que as bochechas não fiquem tanto em evidência. Para isso, é necessário que a linha comece na bochecha e vá até quase na direção da orelha. A costeleta também merece atenção nesse caso, pois ela colabora para criar essa sensação de afinamento da face.

Rosto quadrado

Esse tipo de rosto combina com qualquer tipo de cavanhaque. No entanto, existe um estilo que traz ainda mais harmonia, que é o desenho arredondado dessa barba, suavizando os traços da face.

Para isso, os fios precisam ser bem aparados e rentes ao rosto. Outra opção para quem deseja harmonizar melhor o conjunto é usar os pelos um pouco mais longos, seguindo o mesmo desenho já destacado.

Rosto triangular

O cavanhaque no rosto triangular pode até não disfarçar o queixo proeminente, mas quando bem-feito deixa o visual muito bonito. Existem dois modelos que podem ser usados por quem tem esse formato de rosto, que são: o cavanhaque aberto e o fino, que usa uma linha fina em harmonia com o bigode, que também precisa ser fino.

Outro truque é manter a barba completa, porém rala, deixando o cavanhaque em evidência. Aqueles que possuem o queixo mais proeminente podem adotar outros modelos, como o cavanhaque “asa delta” ou “morcego”, que esconde a papada, valorizando o rosto.

Rosto oval

Para o rosto oval o cavanhaque é uma excelente opção de barba. Ele fica ideal principalmente naqueles homens que não possuem muitos pelos e ainda têm o queixo mais largo.

Para que fique ainda mais legal, o ideal é que a barba não seja muito desenhada. Para garantir esse aspecto “descolado”, o mais indicado é aparar a parte de baixo, enquanto na parte de cima o recomendado é não modelar muito o bigode.

Independentemente do tipo de rosto, os cavanhaques ainda podem vir em versões mais finas ou mais cheias. No caso da primeira, o cavanhaque deve ser, de preferência, feito com mais barba para garantir maior “volume” ao rosto. Já no segundo, o ideal é deixar a barba mais aparada, justamente para não criar volume!

Quais são os estilos de cavanhaque mais populares?

Existem alguns estilos de cavanhaque que se destacam. Quer conhecer quais são eles? Confira a seguir!

Cavanhaque sem bigode

O cavanhaque sem bigode é ideal para aqueles homens com rostos mais redondos ou quadrados, pois o estilo é capaz de deixar a expressão mais alongada.

Dentro desse estilo existem algumas variações, como os fios mais longos ou mais ralos, dependendo da consistência da barba.

Para fazê-lo é preciso retirar os pelos do bigode e aparar a parte debaixo, desenhando da maneira desejada. A dica para deixá-lo mais bonito é manter os pelos tanto do pescoço quanto da bochecha mais curtos.

Cavanhaque circular

Entre os modelos de cavanhaque esse é o mais popular, sendo o mais lembrando quando se fala desse tipo de barba.

A barba e o bigode são conectadas por um círculo. O desenho deve se destacar se a pessoa quiser uma barba mais curta, sempre deixando o círculo com pelos a mais, além de cheios e maiores. O interessante é que esse estilo combina com todos os tipos de rosto.

Cavanhaque estilo Van Dyke

Esse modelo é conhecido por ser uma variação do cavanhaque circular clássico. A diferença é que, nesse caso em específico, a barba costuma ser mais rala e é uma ótima opção para aqueles homens que possuem falhas nos pelos. Ele combina o bigode com uma pequena barba abaixo do queixo sem estarem conectados.

Cavanhaque âncora

O estilo âncora é bem similar ao Van Dyke, se diferenciando apenas pela barba que fica abaixo do queixo, que se estende um pouco mais. É ideal para quem quer valorizar a linha da mandíbula, mas sem deixá-la tão proeminente.

O desenho desse estilo forma de fato uma âncora e pode ser feito com uma linha vertical mais espessa abaixo da boca, que se conecta com a linha horizontal do queixo.

Como deixar crescer um cavanhaque e quais os cuidados necessários para mantê-lo?

A primeira dica a se levar em consideração é não ser ansioso. A barba precisa crescer ao menos por algumas semanas para garantir que o corte do cavanhaque ficará bom.

Durante um período de 5 semanas, apenas apare os pelos. Se observar que a barba tem muitas falhas, não é preciso abandonar o projeto, pois depois você poderá modelar da maneira que fique certo.

Cuide da sua barba

Depois de escolher um estilo que combine com o formato do seu rosto, como os que apresentamos acima, é necessário ter cuidado com a barba. Além de deixar os pelos crescerem e apará-los, como dissemos no começo desse tópico, é importante determinar um ritual diário para que essa tarefa se torna mais simples.

A dica aqui é utilizar água morna para dilatar os poros e poder apará-los, sem que para isso problemas como pelos encravados possam ocorrer.

Utilize os produtos certos

Essa dica é fundamental: use produtos específicos para esse tipo de pelo. O shampoo e condicionador para barba, por exemplo, devem ser usados ao menos uma vez a cada dois dias. Não se esqueça dos óleos e ceras que ajudam não só a modelar os fios, mas também hidratá-los.

O pré e o pós-barba também são importantes para que o momento da manutenção seja realizado com maior facilidade e a barba fique mais vistosa, com os pelos mais fortes. Outro item essencial é o esfoliante, que em combinação com a água morna evita pelos encravados.

Conte com o auxílio do barbeiro

Por mais que você realize todo o processo de cuidados com o cavanhaque em casa, para manter um desenho bonito e harmonizar o visual o barbeiro é fundamental no processo. Ele poderá modelar melhor a barba de acordo com os seus anseios. O ideal é procurá-lo já no momento que decidir por usar o estilo.

O cavanhaque perfeito exige cuidados, como você pôde ver ao longo do artigo. Mais do que isso, ele deve combinar com o seu rosto e gosto. Por isso, avalie anteriormente a sua disponibilidade para a manutenção, assim, você poderá se decidir com maior facilidade sobre o desenho que mais combinará.

Aliás, não são só os cavanhaques que estão em alta. Quer conhecer mais alguns estilos de barba que podem combinar com você? Leia o nosso artigo com as tendências para barbas em 2018!

Escrito por Pelas Barbas