6 de setembro de 2017 Para barbudos Nenhum comentário

Na história do mundo existiram diversas figuras importantes, vindas das mais diferentes áreas, mas que tinham algo em comum:  Uma bela barba. E tem barba de todos os gostos, tem barba volumosa, cavanhaque, bigodão… Confira alguns exemplos de barbudos que fizeram alguma diferença no mundo:

1. Barbas imperiais

Dom Pedro I do Brasil o primeiro Imperador do Brasil. Pedro I ficou ao lado do povo brasileiro para declarar a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. A barba do Imperador teve várias formatos (segundo as pinturas feitas por diferentes artistas). Pedro I já ostentou um longo par de costeletas, finos mutton chops  que se conectavam acima dos lábios. No ano de sua morte, o Imperador é retratado usando uma barba mais volumosa, no estilo “cortina“, com bigode e uma barba mais curta abaixo do lábio. Mas talvez a barba mais conhecida de Pedro I seja com costeletas, bigode e uma barbicha abaixo do lábio.

2. Questão de visual

Abraham Lincoln foi o 16° presidente dos Estados Unidos. Foi o responsável por abolir a escravidão no Estados Unidos e de manter o país unido mesmo depois de ter passado por uma Guerra Civil. A icônica barba de Lincoln na verdade foi idéia de uma garotinha, ela sugeriu a barba afim de melhorar o visual do futuro presidente dos Estados Unidos. A barba de Lincoln era no estilo “cortina”, contornando o queixo e maxilar.

3. Dom Barbudo

Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos o maior nome da literatura brasileira. Machado de Assis escreveu diversas obras cultuadas, tais como Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. É possível observar a barba do escritor graças as fotografias antigas. Machado de Assis mantinha uma barba volumosa e com direito a um longo bigode.

4. Haja bigode

Falando em bigodes longos, o próximo da lista é Friedrich Wilhelm Nietzsche, filósofo nascido no Reino da Prússia. Dono de um icônico (e grandioso) bigode,  Nietzsche foi um filosofo complicado de compreender, por vezes contraditório e muitas vezes polêmico. Mas sem dúvidas, seu legado é importantíssimo para a filosofia.

5. Id, ego, super-ego e a barba

Schlomo Freud tinha interesse em várias áreas, como na neurologia, psiquiatria, psicologia, psicanálise e literatura. Mas é conhecido por ser o pai da psicanálise e por teorias sobre a mente humana. Teorias essas que são respeitadas e estudadas até hoje. Em várias fotografias Freud é visto com um cavanhaque volumoso enquanto o resto da sua barba está mais aparada.


6. O barbudo da Renascença

Leonardo di Ser Piero da Vinci foi um homem de muitos talentos e habilidades, sendo desde pintor e escultor até físico e engenheiro. Durante sua vida Leonardo da Vinci pintou obra importantes para a humanidade como A Última Ceia e Mona Lisa, além do Homem Vitruviano, que era o resultado dos estudos de Leonardo sobre as proporções humanas. Pelos registros em pinturas e esculturas, Leonardo aparentemente ostentou uma volumosa barba durante a sua vida.

7. O manifesto barbudo

Karl Heinrich Marx foi um filósofo, sociólogo, jornalista e ícone do socialismo. As obras de Marx na economia estabeleceram a base para o entendimento atual entre o trabalho e com o capital. Marx publicou vários livros, sendo os mais famosos O Manifesto Comunista e O Capital. A barba comprida, volumosa e grisalha é a característica física mais reconhecida no filósofo.

8. Barba natalina

Papai Noel até pode ter vários nomes em diferentes países e idiomas, mas a imagem do bom velhinho permanece a mesma. Um homem gordinho, sempre alegre, com roupas vermelhas e com uma longa barba branca. Os imitadores de Papai Noel sempre tentam ser fiéis a essa imagem, deixando a barba crescer durante o ano para quando o Natal chegar estarem preparados. Para aqueles não conseguem deixar a barba crescer, a opção é usar uma barba falsa, mas claro, nada substitui uma barba real e bem cuidada.

 

Curtiu esse post? Então nos siga nas redes sociais e continue acompanhando outras dicas, curiosidades e novidades que compartilhamos por lá: estamos no Facebook, Instagram e Pinterest!

Escrito por Pelas Barbas