Barbeiros de rua : tradição e estilo de vida

Home » Para barbeiros » Barbeiros de rua : tradição e estilo de vida

11 de setembro de 2018 Para barbeiros Nenhum comentário

Você pode encontrar um corte de cabelo em qualquer lugar do mundo. Há milhares de barbers poles espalhados que indicam que ali é uma barbearia. Mas há um tipo de barbeiro que não há essa indicação e que tem uma visibilidade enorme por quem passa por ele: os barbeiros de rua.

Nesse artigo não vamos falar das barbearias modernas, com cremes, produtos super incríveis e uma decoração de encher os olhos. Vamos falar dos babeiros de rua, que trazem a simplicidade do corte e a técnica que conhecem a tempos. 


Um verdadeiro olhar especial para quem tem como a profissão de barbeiro um meio de sustento e que nas regiões em alta como Índia, Vietnã carrega sua cultura e estilo de vida. 

Como o enxergam?

O barbeiro de rua, no Brasil, não é bem visto, já que, naturalmente, a higiene é mais difícil de se manter e temos a ideia de que é um corte sem técnica, sem preparatório. Mas não devemos esquecer que o barbeiro de rua proporciona há uma boa parcela da população um corte de cabelo rápido, barato e decente.

Além disso, essa profissão de barbeiro de rua está enraizada através de gerações nas regiões como Índia e Vietnã. Uma tradição na região respeitada.  

 

E, em países como a Índia e a China, esses barbeiros de rua continuaram a fornecer esse serviço valioso ao público, apesar da falta de recursos que uma barbearia típica e moderna pode oferecer.

Vietnã

História que carregam

Há barbeiros de rua no Vietnã desde o século XVIII, quando os franceses colonos aparentemente incentivavam os homens vietnamitas a usarem os cabelos “curtos e arrumados”. Muitas gerações de famílias seguiram essa tradição e produziram muitos dos barbeiros dos países por um longo tempo.

Hoje em dia, há um festival, onde os visitantes recebem cortes de cabelo gratuitos e muitos cabeleireiros e barbeiros se reúnem para celebrar a história deste lugar especial.

Barbeiros de rua por opção

Há também barbeiros que saem as ruas para fazer uma ação social através de cortes de pessoas que não tem condições de pagar por corte de barbeiro. Há quem reserve um dia no mês para se tornar um barbeiro de rua por opção.

Esse é o caso do barbeiro Nasir Sobhani,  que usa o seu talento com as tesouras para melhorar a autoestima de pessoas que perderam quase tudo na vida. No seu único dia de folga, ele sai com esse objetivo e sem cobrar absolutamente nada por isso. Ele vive atualmente em Melbourne, na Austrália.

Os barbeiros de rua são atrações turísticas pra quem passa pela cidade e tem seus admiradores que apostam em um novo corte de cabelo com eles. Um momento único!

Ou seja, barbeiros de rua é história! Se você conhece alguma história de barbeiro de rua, conta pra gente!

Esse vídeo tem a ver com as sensações que você pode proporcionar ao seu cliente para ele permanecer mais tempo na sua barbearia

 

 

Escrito por Pelas Barbas

Posts relacionados

Deixe um comentário