Barbeiro, você procrastina? – profissão barbeiro

Home » Para barbeiros » Barbeiro, você procrastina? – profissão barbeiro

4 de dezembro de 2018 Para barbeiros Nenhum comentário

Você é aquela pessoa que só consegue fazer as coisas no último minuto? Isso são indícios que você procrastina e isso pode influenciar no seu dia a dia na barbearia.

A típica pessoa que deixa as coisas importantes pra fazer quando o tempo está acabando. Se você tem dúvidas ainda, você já se viu pensando/falando essas frases:

Amanhã eu começo!

-Deu preguiça !

-Está chovendo!

-Só dessa vez eu não vou fazer!

Se você adia o que tem que ser feito, você procrastina. E porque isso tem a ver com você e a sua carreira de barbeiro? Porque se você percebeu que procrastina , isso pode atrapalhar a chegar nos seus objetivos na profissão barbeiro.



Imagina essa situação:

“Você tem que fazer uma coisa importante na barbearia: um funcionário avisou que vai se mudar da cidade e não poderá mais fazer parte da equipe. O que precisa ser feito é a troca desse funcionário na barbearia, mas só de pensar em todos os processos que envolvem isso, você simplesmente, não faz. Arranja 300 atividades antes de fazer o que tem que ser feito: você vai falar com fornecedor antes, vai levar a tv da barbearia pra consertar, vai  comprar uma máquina de café, ou seja , vai  fazer um monte de coisa menos importante do que ter ser resolvido.”

A gente se engana que tá produzindo, mas na verdade, estamos abrindo mão de fazer a tarefa mais importante do dia. Se você já se viu numa situação parecida, a notícia é que você procrastina.

Calma. A boa notícia é que você não é o único nisso.  E você não vai conseguir se livrar totalmente dela, mas há algumas técnicas que te ajudam a não procrastinar em algumas situações.

 

São 2 ações parar você não escapar dos seus afazeres e priorizar o que tem que ser feito:

1. Faça aos poucos

Pensar na atividade com um todo, pode trazer esse sentimento de querer deixá-la pra depois. Ao invés de se propor de fazer a atividade como um todo, comece aos poucos. Por exemplo, o dono de uma barbearia,  tem que organizar todo estoque de produtos de revenda, com o fluxo de caixa de cada uma,  mas só de pensar no trabalho que isso dá, ele deixa pra depois.

A solução aqui pode ser de se propor a fazer um pouco de cada etapa por semana. Isso vai fazer você se comprometer a fazer, já que a desculpa que não de tempo não vai ter. A atividade ” organizar estoque” vai deixar de ser a atividade principal, e o que você vai fazer vai se propor a fazer vai ser: “organizar o estoque de produtos de barba”, depois “organizar o estoque de produtos de cabelo” e pra finalizar “organizar o estoque de produtos de pele”. Mais fácil.

2. Se prepare mentalmente para seus afazer

Sua mente tem que estar preparada para o que você vai fazer, para evitar distrações. Como fazer isso? Contabilize mentalmente até o 4, o que você tem que fazer:

  1. mentalize o lugar que você tem que ir para fazer aquela coisa

  2. respire. Na impulsividade de fazer outras coisas, a respiração melhora, porque ela traz você pro “agora”.

  3. Pense na tarefa que você vai fazer

  4. Ação

E ai, barbeiro, dono de barbearia, aposto que tem várias tarefas ao longo do seu dia que você tem que colocar prioridade, então que tal começa a amanhã? Ou você também vai procrastinar a começar?

Você também pode ver:

 

 

Escrito por Pelas Barbas

Posts relacionados