Barbearia moderna é moda passageira?

Home » Para barbeiros » Barbearia moderna é moda passageira?

23 de abril de 2019 Para barbeiros Nenhum comentário

A barbearia moderna ao contrário das modas das Paleterias, das casas de Cupcakes, não é moda passageira como muitos pensam. Mas sim, milhares barbearias vão abrir e só as que tiverem uma boa estrutura de equipe e gerenciamento é que vão sobreviver, mas antes vamos para algumas análises.

Alguns dados da barbearia

Há pouco, um laboratório de pesquisa do Google publicou um resultado com o estudo de 700 homens, entre 15 e 44 anos, o objetivo da pesquisa era identificar hábitos e interesses do público masculino no Brasil. O que já era esperado: os homens estão mais vaidosos. 93% dos homens entrevistados afirmaram que se cuidar é uma das suas prioridades, 44% e interessam por vídeos de beleza e 90% disseram que produtos para cuidados masculinos é importante.

Esses resultados são a indicação do maior motivo do surgimento de milhares da barbearia moderna e porque tantos homens aderiram a essa tendência. E nada de modismo passageiro, a barbearia moderna veio para ficar. O crescimento está constante e a promessa é que a demanda só tende a aumentar.

Segundo dados da ABF, o setor da beleza foi o terceiro no total de faturamento da franchising no Brasil, mais de 25 bilhões de reais foram movimentados.

Barbearia antiga x barbearia moderna

Há 2 viés aqui que fazem as barbearias antigas sobreviverem ao novo boom da barbearia moderna. Um deles, é a aposta em novos profissionais para agregar as novas tendências nas barbearias antigas. O dono da barbearia antiga tem que estar aberto a se modernizar, a conhecer outras tendências, máquinas, cortes novos, equipamentos e incluir serviços na sua barbearia.

O outro viés é que a barbearia antiga tem o seu charme e clientela fiel e se o barbeiro sobrevive a isso e tem uma clientela antiga que ainda preza por um trabalho clássico, o cuidado é apenas em acompanhar o mercado e adquirir algumas melhorias ao seu local.

Modernizar a forma de ver a profissão é fundamental para obter sucesso no ramo.

O que não pode faltar na barbearia moderna

Além de todo aparato de decoração e equipamentos que torna a barbearia um lugar confortável e agradável, é necessário que a barbearia ofereça serviços exclusivos. Aquele serviço que o cliente só encontra naquela barbearia, e não tem na barbearia da outra esquina. O cliente tem que sentir que vale a pena frequentar a barbearia X ao invés da Y. E que você preza pelo relacionamento: cliente e barbeiro. E o maior segredo disso, você constantemente se relaciona com ele: envia descontos, lembra do aniversário, conta as novidades da sua barbearia e outros motivos.

Pra quem pensa em investir nessa área

A figura do barbeiro resiste à mudanças do comportamento masculino datado há séculos, sendo hoje, uma das profissões mais antiga do mundo. Treinados a cada vez mais atender as exigências desse público masculino moderno e vaidoso, os barbeiros buscam cafa vez mais aprimoramento profissional.

Um dos instrumentos mais poderoso de conquista de cliente é o cavalheirismo, indispensável na profissão de barbeiro moderno.

Como se capacitar para ser um barbeiro moderno eficiente?

Invista em cursos qualificados que te ofereçam certificados, assim você conseguirá modernizar seu atendimento e conquistar uma parcela maior desse público exigente.

Se você gostou desse artigo, comente para gente continuar fazendo artigos como esse!

Escrito por Pelas Barbas

Posts relacionados