barba e cabelo afro
17 de janeiro de 2017 Para barbudos Nenhum comentário

O cabelo afro possui o charme e a rebeldia de quem nasceu para causar com estilo. E quando acompanhado de barba, o visual fica ainda mais impactante! Para que esta combinação fique realmente bem alinhada, no entanto, alguns cuidados são essenciais.
Se você ainda tem dúvidas sobre como cuidar de seu crespo e deixar os pelos bem tratados e bonitos, este post foi feito para você: confira 4 dicas para manter barbas e cabelos afro impecáveis!

1. Deixe a barba crescer

Por conta da natureza do próprio fio, que cresce encaracolado e crespo, homens com barba afro são muito suscetíveis a sofrer com pelo encravado. Uma das maneiras mais fáceis de evitar esses problemas é simplesmente parar de se barbear com tanta frequência e deixar a barba crescer.
Mais uma vez, como o fio afro não nasce liso, você precisará de um pouco de paciência para esperar que ele atinja o comprimento desejado. Em geral, o ideal é deixar a barba crescer por 4 ou 6 semanas antes de começar a apará-la.
Um dos grandes desafios dos donos de barba afro é nunca saber exatamente como a barba vai crescer, uma vez que o fios rebeldes parecem ter vida própria! Por isso, use esse período para analisar como sua barba cresce e reparar quais são as áreas de mais volume, ou onde o pelo é mais indisciplinado. Procure notar também se existem áreas com falhas antes de definir o estilo da barba.
Vale lembrar que, enquanto os fios crescem, é essencial manter a barba limpa, usando um shampoo para barba, e bem hidratada. Pelos afro tendem a ser mais ressecados e quebradiços, portanto reforce o tratamento com óleos para a barba, que deixarão os fios mais macios e alinhados.
Aplique um pouco de óleo na barba após a lavagem, quando ela estiver praticamente seca, e penteie bem. Acredite: o combo óleo e pente ajuda a disciplinar os fios e “ensiná-los” a crescer na direção que você deseja!

2. Não descuide da pele por trás da barba

Por trás de uma barba afro ressecada, existe uma pele que, em geral, tende a ser oleosa. Esse contraste merece sua atenção: produtos oleosos demais e com uma fragrância forte vão obstruir seus poros, estimulando problemas como acne e foliculite. Por outro lado, itens super adstringentes podem acabar com a saúde dos fios.
Para a barba, prefira sempre óleos essenciais e produtos os mais naturais possíveis, que tem a fórmula mais leve e não pesarão na sua pele. Para a face, a exfoliação é o segredo. Procure por um exfoliante suave que, além de remover impurezas, vai deixar a pele mais saudável.


3. Aposte nos produtos certos para seu cabelo

Shampoo bom é aquele que é próprio para o seu cabelo, e não qualquer um! E o produto correto é indispensável para que os cabelos fiquem bonitos e nutridos. Você precisará também de um condicionador: o cabelo crespo costuma ser mais ressecado e carente daquela oleosidade que lubrifica os fios.
E por falar em hidratação, lembre-se sempre de que ela será a melhor aliada do seu cabelo. Além do condicionador, você pode potencializar o tratamento com máscaras hidratantes. Experimente aplicar o produto uma vez a cada duas semanas e observe os resultados: se o cabelo ficar muito oleoso e pesado, alterne para uma vez por mês.

4. Evite hábitos que prejudicam barbas e cabelos afro

Mesmo nos dias de inverno, prove que você é forte e resista ao banho super quente. A água quente destrói a queratina, a proteína presente nos fios, ressecando bastante os fios. Além disso, altas temperaturas danificam a pele e irritam o couro cabeludo, podendo gerar infecções. Prefira sempre a água morna ou fria!
Outra boa dica para não danificar os fios é optar por pentes largos para desembaraçar os cabelos. O creme de pentear ajuda muito nesse passo, pois ele deixa os fios mais macios e fáceis de pentear.
Manter barbas e cabelos afro bonitos e saudáveis não tem mistério: com os produtos e cuidados certos, você vai tirar essa tarefa de letra. E se você curtiu essas dicas, acompanhe a gente nas redes sociais para ver em primeira mão mais conteúdos como este!

0812_CTA_Produtos_Barba_Natural

Escrito por Pelas Barbas