24 de março de 2017 Para barbudos Nenhum comentário

Ter uma barba grande é o sonho de muitos homens, mas nem sempre a realidade ajuda. Muitos desistem de deixá-la crescer, seja por estar fina ou rala demais, por não estar bem cuidada ou simplesmente por não conhecerem os produtos que podem auxiliar no seu trato.

Contudo, há uma combinação simples e eficaz que pode estimular o crescimento dos pelos no seu rosto: barba e atividade física! Se você ficou surpreso e está pensando como a prática de exercícios físicos pode interferir no crescimento da barba, não se preocupe — nós explicamos!

Qual é a relação entre barba e atividade física?

 

Quando você abre mão do sedentarismo e passa a se exercitar regularmente, seu corpo sente o impacto dessa mudança: sua circulação sanguínea melhora e seus níveis de testosterona aumentam significativamente.

Isso porque seu corpo produz mais desse hormônio para fornecer força e e energia suficientes para que os seus músculos suportem a pressão e possam se desenvolver adequadamente.

O resultado? Além de uma musculatura mais definida, os hormônios ajudam os folículos capilares, fazendo com que os pelos cresçam de forma mais equilibrada e contínua em todo o corpo.

Mas, antes de começar os seus treinos na academia, vale a pena tomar alguns cuidados para manter sua barba sempre limpa e saudável. Por isso, listamos abaixo 3 cuidados fundamentais que você deve ter durante seus exercícios:


Como cuidar da minha barba após os exercícios?

Higiene antes e depois do treino

Um erro muito cometido pelos homens é tratar os pelos da face como uma extensão do cabelo — e isso resulta em menos atenção, especialmente, quanto à higiene dos fios. O correto é que você faça exatamente o oposto, cuidando de cada um com os produtos específicos para eles.

Seguir essa dica é fundamental, pois a barba, quando má higienizada, pode aumentar a oleosidade da pele e resultar até mesmo em uma dermatite seborreica, deixando a região do rosto e pescoço inflamadas e descamando. Isso sem mencionar, é claro, o aspecto mal cuidado e desleixado dos fios.

Além disso, por ficar perto da boca, a barba está sujeita à sujeira de alimentos e suor, podendo se tornar uma fonte — indesejada — de bactérias nocivas à saúde. Por esse motivo, redobre os cuidados com a higiene da sua barba, lavando-a antes e depois das refeições e dos treinos.

Uso de produtos específicos

Outro cuidado importante está na hora de escolher os produtos para usar na sua barba.

Opte sempre por produtos específicos para a barba e bigode, pois além de uma limpeza mais profunda na região, você fortalece e hidrata os fios, deixando-os mais maleáveis e brilhantes. Isso sem falar na melhora do aspecto da barba, tanto no volume quanto na textura.

Alguns desses produtos podem ser shampoos, condicionadores, óleo, balm e pentes específicos para os pelos faciais. Uma sugestão é montar um kit de cuidados, para que você possa levar consigo caso prefira tomar banho no vestiário da academia, por exemplo.

Manuseio constante dos fios com as mãos

 

Um hábito contraindicado, mas ainda assim recorrente para muitos homens, é a mania de acariciar ou mexer na barba a todo o momento — e o pior: sem higienizar previamente as mãos.

Essa mania pode trazer sérias consequências à saúde e higiene, já que muitas vezes estamos comendo, manuseando objetos sujos ou praticando alguma atividade com as mãos. Ao tocarmos os pelos faciais sem higienizá-las, acabamos passando para eles bactérias e outros germes que podem danificar os fios.

Agora, imagine durante a prática de exercícios, quando você está suando, fazendo flexões no chão, pegando em halteres, barras e outras máquinas na academia! Cada um desses itens e aparelhos foram previamente usados por outras pessoas, e nem sempre devidamente limpos. Portanto, evite manter o contato entre mãos e a barba para evitar o intercâmbio de impurezas.

Como você percebeu, barba e atividade física são uma ótima combinação, pois exercitar-se é uma maneira natural e eficiente de estimular a produção de testosterona  — responsável pelo crescimento dos pelos de forma mais densa, contínua e saudável. Por isso, não perca tempo e comece já a estabelecer sua rotina de treinos!

E para inspirar seu visual nesse novo ano, aproveite para conhecer as tendências de cabelo e barba para 2017!

Escrito por Pelas Barbas