atrair mais clientes para barbearia
14 de novembro de 2016 Para barbeiros Nenhum comentário

As redes sociais são responsáveis por boa parte da comunicação e relacionamento entre pessoas, empresas e marcas. Para o marketing digital, elas se transformaram em uma verdadeira plataforma de vendas e aquisição de leads e clientes. Como, então, você poderia fazer uso de todo esse poder para conseguir atrair mais clientes para a sua barbearia?
Uma boa estratégia de redes sociais é muito mais do que apenas criar um perfil de empresa e postar qualquer coisa: é pensar, criar e desenvolver um planejamento que envolva construção de marca, produção de conteúdo e engajamento total com o seu público. Quer saber detalhes? Acompanhe abaixo nossas dicas e orientações!

Escolha bem as plataformas sociais

As opções são muitas, e podem ser analisadas de acordo com a natureza do negócio. No caso de uma barbearia, que lida com aspectos visuais, usar o Instagram é sempre uma boa pedida. Claro, não deixe também de usar o Facebook, que é onde a imensa maioria dos usuários está.
Além de escolher bem a plataforma, você deve procurar conhecê-la bem: qual o perfil de usuário que mais a utiliza, quais as ferramentas disponíveis e como fazer para mensurar os resultados das ações (ver também a última dica).

Conheça o seu público

Falando em perfil de usuário, é indispensável e essencial que você saiba exatamente com quem está lidando. Quem é o indivíduo que frequenta a sua barbearia, quais seus hábitos de consumo? Onde mora, onde trabalha? Quais suas necessidades, desejos e gostos?
Quanto melhor você conhecer e mais detalhes tiver do seu público, mais efetiva será sua estratégia de redes sociais, e melhores serão as chances de você atrair e fidelizar clientes para o seu estabelecimento.


Produza e compartilhe conteúdo

Já conhece o seu público-alvo? Conhecendo o perfil do seu cliente ideal, você pode começar a criar conteúdo especial para ele. No caso específico de uma barbearia, é

possível produzir material que traga dicas de beleza masculina, moda e estilo, tutoriais de como cuidar da barba após um serviço, dentre outros temas possíveis.

Use e abuse de imagens e vídeos

Uma barbearia tem como foco os diferenciais, na forma de benefícios que o cliente encontra ao entrar no seu salão: ambiente e decoração envolventes, serviço personalizado e de qualidade, dentre outros. Que tal mostrar tudo isso para o seu público nas redes sociais por meio de vídeos e imagens?
Prefira publicar imagens exclusivas, de autoria própria, que mostrem o seu negócio da maneira como ele realmente é. Registre em vídeo o momento em que um cliente esteja sendo atendido (com a autorização dele, claro), mostrando todo o processo – isso cria identificação e acaba atraindo mais clientes para a sua barbearia.

Interaja e se relacione com as pessoas

As redes sociais são feitas de pessoas, e a melhor maneira de se conectar com elas é interagindo. Responda a todas as mensagens, comentários e solicitações feitas no seu perfil, procurando ser sempre solícito e prestativo. Entre nas discussões (que sejam saudáveis, claro), nas brincadeiras e “jogos” propostos. Isso cria vínculos e melhora a imagem de sua marca perante o público, o que ajuda a atrair clientes.

Mensure os resultados

Todas as suas ações nas redes sociais podem ser mensuradas, seja por meio da quantidade de “likes” e “shares”, pelo engajamento do público ou por meio de relatórios e indicadores específicos. De posse desses resultados, você pode definir mudar estratégias e delinear outros caminhos ou reforçar o planejamento já em curso, o que confere eficiência ao processo.

 

Agora que você já tem as orientações e as dicas certas sobre como atrair mais clientes para a sua barbearia por meio das redes sociais, que tal seguir nossos perfis no Facebook e Instagram? Curta lá e não perca nenhuma novidade!

 

guia de sucesso barbearia

Escrito por Pelas Barbas