Os 5 passos de um bom atendimento na barbearia

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18 de setembro de 2018 Para barbeiros Nenhum comentário

O bom atendimento na barbearia começa da hora que o cliente liga para marcar um horário e até a hora que você se despede. Atender bem é essencial para fidelizar seu cliente e manter a satisfação dele. Todo cliente precisa de um tratamento diferenciado, e isso que te faz atender bem ou não.

Não tem jeito, cortar o cabelo e despachar o cliente não funciona mais e tenho dúvidas se algum dia funcionou. O mercado está aquecido e o que não falta são opções de barbearias para se cuidar. Por isso, cada detalhe se torna único e importante, e o atendimento é um pilar fundamental para seu cliente ter uma boa experiência.


O atendimento faz parte desde o momento em que o cliente liga para se informar, marcar ou entra em sua barbearia. É nesse momento que temos que abrir os olhos, mudar nossa chavinha e trazer o melhor que há em nós. O cliente você conquista nos primeiros minutos. O motivo de seu cliente não voltar, muitas vezes, não é a qualidade do corte e sim a qualidade do atendimento na barbearia.

Então, vamos passar 5 dicas não errar na hora do atendimento na barbearia. Afinal quem se garante na tesoura, precisa atender com a mesma excelência com que corta.

Atenda bem todas as pessoas que passarem por sua barbearia e não faça diferenças entre elas.

1. Busque seu cliente e cumprimente-o

Todos nós gostamos de ser bem tratados. Quando o barbeiro vai até seu cliente, o cumprimenta e o acompanha até a cadeira, mostra o cuidado que você tem com seu cliente. Se o cliente já sente esse cuidado logo de início, ele ficará muito mais confortável para o receber o corte. Essa é uma maneira agradável de ser receptivo e facilita o contato com o cliente.

2. Chame seu cliente pelo nome

Sempre que possível, chame-o pelo nome, procurando pronunciá-lo corretamente.

É verdade que muita gente não lembra nem o que comeu ontem no almoço. Mas não tenha vergonha de perguntar o nome do seu cliente. Uma, duas, três vezes se for necessário mas chame-o pelo nome. Quando o cliente é chamado pelo nome, ele cria mais empatia, isso o destaca dos demais. O torna único, exclusivo e o seu atendimento na barbearia começa a ser reconhecido.

3. Analise e ouça seu cliente

Antes do cliente sentar em sua cadeira de barbeiro, é muito importante verificar a vestimenta, o estilo do seu cliente. Isso faz parte do atendimento. Converse com ele sobre sua profissão, seus gostos e ouça atentamente. Essa dica lhe ajudará a traçar o perfil do serviço que você irá praticar em seu cliente. Nem sempre o que ele gosta irá condizer com sua profissão. É preciso ter cautela ao sugerir algum corte focado apenas em seu estilo. Um corte Razor Part para um advogado provavelmente não será a melhor opção, ele terá que incluir em seu estilo outros elementos para representar sua tribo.

Se o cliente sair da sua cadeira com dúvidas em relação ao corte feito, dificilmente ele voltará. Muitas vezes ele não saberá se comunicar corretamente e colocará a culpa do resultado no barbeiro. Ele não está errado, ele não é barbeiro. Cabe aos profissionais da tesoura sugar o máximo de informações que irá ajudar na hora de efetuar o corte.

4. Se preocupe com o bem-estar do seu cliente

O cliente vai passar de 30 minutos a uma hora em sua cadeira. Ele precisa se sentir confortável. Essa experiência é muito importante e definirá se ele irá o não voltar para sua cadeira sagrada

Após colocar a gola higiênica e a capa de corte, pergunte se ele se sente bem. Não deixe ele passar pelo seu atendimento na barbearia sentindo um incômodo desnecessário.

Oferecer uma água ou um café para o cliente sempre eleva o nível de atendimento na barbearia. Caso ele aceite, você terá um minutinho a mais para poder estudá-lo antes de executar seu trabalho.

5. Finalize o atendimento

Após o término do corte e a aprovação do cliente do seu serviço. É essencial que o próprio barbeiro finalize o atendimento. Isso fará com que seu cliente saia da barbearia com uma boa impressão.

Acompanhe o cliente até o caixa, AGRADEÇA SEMPRE pela preferência que o você espera vê-lo na próxima, caso o cliente acerte o serviço com você mesmo, acompanhe-o até a saída. Isso vai ajudar a criar mais proximidade entre você e o cliente.

DICA EXTRA – Ouça com atenção as reclamações

Se atente para que o seu cliente não saia da sua barbearia com a impressão que foi mal atendido. Ele poderá contar sua experiência para outras pessoas e essas contar para outras. Uma imagem ruim é a mais difícil de tirar depois. Receba as reclamações como a oportunidade de poder fazer melhor e desfrute dos elogios!

Lembre-se que quando o cliente gosta ele conta para duas pessoas e quando o cliente não gosta ele conta para 10.

Portanto, receba as reclamações como a oportunidade de poder fazer melhor e desfrute dos elogios!

Aplicando essas dicas de um bom atendimento na barbearia, as chances aumentam do seu cliente voltar.

E seu atendimento na barbearia, como está? Tem alguma técnica que dá certo com você e não está aqui? Conta pra gente.

Escrito por Pelas Barbas

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