20 de fevereiro de 2018 Para barbeiros 1 comentário

Por dia vários clientes podem passar pelas cadeiras e pelas tesouras dos barbeiros do seu negócio. E ter um controle dessa quantidade de clientes é primordial para administrar bem o tempo de trabalho dos seus colaboradores. E para conseguir gerir os itens em estoque para revenda ou para utilizar durante os cortes de barba e cabelo. Além disso, realizar o agendamento é essencial para evitar que os clientes esperem tempo demais ou sobrecarregar os colaboradores.

Sabendo que o agendamento não é apenas um mero detalhe, a dúvida de qual ferramenta utilizar nessa hora poderá surgir. A quem prefira o clássico caderninho e por outro lado há quem prefira a modernidade dos aplicativos. Vamos passar por essa alternativas e outras que possam servir de alternativa na sua barbearia. Confira:


 

Agenda

O bom e velho papel e caneta. É melhor opção para uma barbearia que ainda está buscando clientes ou que tem um baixo fluxo de clientes. Deixando tudo anotado em uma agenda será possível ter visualização direta e limpa dos clientes que serão atendidos no dia.

Outro bom é que a agendinha não requer contato com a internet, energia ou gastos adicionais. Para uma barbearia que está chegando no mercado ou até para o barbeiro que trabalha apenas com uma cadeira a agenda pode cair bem e ainda dar um ar retrô para o negócio.

Um lado negativo é que as agendas não são práticas para quem busca otimizar o tempo. Mas são um começo para quem está chegando no mercado ou para quem trabalha com apenas uma cadeira.

 

Contratar um recepcionista

Atividades básicas podem ser feitas por esse recepcionista, como: Atender o telefone, realizar agendamentos e receber os clientes na barbearia. Indo um pouco mais longe, o profissional também poderá ajudar a revender produtos para barba e cabelo, oferecer aos clientes bebidas e outros agrados enquanto eles aguardam e também movimentar as redes sociais da barbearia, postando fotos, respondendo mensagens, comentários, etc.

Um recepcionista bem treinado poderá ser a ajuda que a sua barbearia precisa para aproveitar melhor o tempo de trabalho. Com esse funcionário específico para marcar horários e recepcionar clientes, os barbeiros não irão precisar interromper o trabalho ou deixar um cliente esperando.

O agendamento que o recepcionista realizará poderá ser utilizando um sistema interno, agenda ou até mesmo aplicativo especializado. Mas é importante deixar o recepcionista sempre alinhado com os princípios da sua barbearia, pois ele será a primeira impressão do seu cliente!

 

 

Aplicativos

Já falamos por aqui sobre alguns aplicativos muito úteis para barbeiros usarem. Em muitos casos existem aplicativos gratuitos para o uso diário, que podem servir para a sua barbearia. Mas se você está afim de investir, existe as versões pagas do Apps contendo funções extras e exclusivas que definitivamente poderão te ajudar no dia-a-dia da sua barbearia.

Mas antes de investir no primeiro aplicativo que encontrar vale a pena testar alguns Apps. É possível usar versões gratuitas ou usar a versão de teste de alguns Apps pagos e assim ver como as funções se aplicam na sua barbearia.

Dependendo do App escolhido, além de facilitar muito na hora de realizar os agendamentos da barbearia, também será possível gerar relatórios, ficar sabendo quem são os meus clientes mais fiéis, monitorar o serviço dos barbeiros, receber uma força no marketing do seu negócio, entre outras coisas. Caberá a você definir as suas prioridades e escolher o aplicativo que irá se encaixar melhor na sua barbearia.

Para quem deseja investir mais e levar mais comodidade para o cliente, existe a alternativa de criar o próprio aplicativo. Assim os clientes realizam o agendamento na sua barbearia por um App próprio. Por exemplo, a barbearia Mr. Navarro. Dentro do App é possível encontrar as 3 unidades da barbearia. Também é possível descobrir como chegar no estabelecimento, ver o horário de funcionamento e conferir todos os serviços que são prestados naquela unidade.

No App também é possível fazer o agendamento na barbearia, podendo conferir os preços, o tempo médio que cada serviço dura e até mesmo escolher o barbeiro que irá realizar o procedimento escolhido.

Como facilitar o agendamento para o cliente?

Até agora comentamos algumas opções para você e seus colaboradores da barbearia terem facilidade para marcar os horários dos clientes. Mas também é importante deixar o agendamento na sua barbearia mais simples e mais acessível para seus clientes!

Ainda há quem prefira fazer ligações para marcar horário e tirar dúvidas sobre os serviços prestados na barbearia. Mas, por outro lado, há homens que não conseguem parar o seu dia para fazer uma ligação. Além disso existe homens que esquecem de ligar ou que simplesmente não gostam de falar ao telefone. Para suprir essa dificuldade e aproveitando o fato que hoje em dia é difícil encontrar quem não tenha Facebook, Instagram e um WhatsApp será proveitoso utilizar essas redes sociais para fazer os agendamentos na barbearia.

Disponibilizar o Facebook Messenger, o Direct do Instagram e um número de WhatsApp da barbearia para que os clientes entrem em contato e agendem horários de forma online poderá ser um caminho para facilitar a vida dos clientes. Além disso, você terá um contato atualizado da sua clientela mais fiel, podendo mandar promoções e avisos. 😉

Por causa dessa facilidade é possível que você conquiste clientes que prezem pela praticidade de marcar horário e por existir diferentes meios de entrar em contato com o seu negócio. Mas vale avisar que tem um lado negativo para quem escolhe utilizar esses meios para marcar horário. Se não existir controle dos horários e das mensagens que chegam das redes sociais, algum cliente poderá passar despercebido. Para resolver isso você pode escolher apenas uma rede social para realizar os agendamentos, mas de qualquer forma é importante se manter sempre atento.

Não podemos esquecer daqueles clientes que preferem ir sem marcar horário. Eles chegam na barbearia e preferem esperar o atendimento enquanto jogam sinuca, bebem uma cerveja ou batendo um papo. Para esse tipo de cliente é importante ter um suporte para que ele não se sinta entediado ou esquecido dentro da barbearia.

 

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Escrito por Pelas Barbas