20 de junho de 2017 Para barbeiros Nenhum comentário

Fidelizar a clientela da sua barbearia é uma questão importante para alcançar o sucesso. Para isso, é preciso mais do que um atendimento impecável: servir experiências extras, como blends de cafés e cervejas artesanais, e escolher os melhores equipamentos e fornecedores pode fazer toda a diferença na hora de atrair e manter clientes.

Já falamos aqui no blog sobre a importância de escolher a melhor cadeira para aumentar o conforto do ambiente. Agora, é hora de aprender o que são blends de café e como isso pode ajudar seu negócio a obter um retorno positivo! Vamos lá?

 O que é um blend?

Assim como acontece com o malte dos whiskys, os blends de café são misturas feitas usando duas ou mais variedades desse grão. Essa é uma técnica que pode maximizar os sabores e aromas do produto final.

Por serem mais baratos do que um grão de origem única, mas trazerem a qualidade dos cafés especiais, os blends conquistaram os consumidores brasileiros e são uma alternativa interessante para os amantes dessa bebida.

Um blend ideal consegue juntar aromas e sabores diferentes de forma harmoniosa, trazendo o melhor de cada grão para o pacote. Quem faz essa mistura normalmente é um barista especializado, mas saber o que vai em cada um ajuda na hora de escolher quais blends comprar e oferecer para os clientes da sua barbearia.

Espécies e tipos de grão

As duas principais espécies de café são robusta e arábica. Para uma bebida mais suave e agradável, prefira sempre misturas de grãos 100% arábica, já que isso mostra cuidado e agrega valor ao seu estabelecimento.

Outra mistura pode ser entre os tipos (catuaí vermelho e amarelo, bourbon, caturra etc), que influenciam no sabor. Geralmente os blends trazem uma indicação sensorial para quem compra saber o que esperar do produto.

Além disso, um blend pode ter aromas naturais de chocolate, baunilha, caramelo etc ou mesmo sabores frutados, ácidos, doces, entre outros.

Como comprar blends de café?

Se você decidiu servir ou vender dentro da sua barbearia uma opção melhor de café, é hora de escolher quais blends comprar. Existem opções para todos os tipos de preparo, seja uma máquina de cápsula, uma máquina de expresso ou métodos coados.

Busque embalagens e marcas com a indicação da origem ou das características sensoriais, para que você possa montar um leque abrangente de opções para os clientes. Você pode comprar esses cafés especiais em bons mercados ou mesmo em sites especializados em café.

O ideal, para agradar a todos os paladares, é encontrar pelo menos um blend frutado, outro com aromas mais adocicados e um mais forte e encorpado, ideal para quem gosta de cafés expressos.

Máquinas de cápsulas são uma boa ideia?

Algumas marcas de cafés especiais trazem a opção de comprar os seus blends exclusivos em um formato compatível com diversas máquinas de cápsulas. Uma pesquisa rápida pode mostrar vários produtores e vendedores que aderiram a essa moda.

Essa pode ser a opção mais indicada para quem tem um número restrito de funcionários, por exemplo, mas não abre mão de oferecer um produto de qualidade para os clientes: basta escolher o tipo de blend e colocar na máquina, sem medo de errar.

E aí, está pronto para escolher os melhores blends de café para servir na sua barbearia? Restou alguma dúvida ou tem outras sugestões para oferecer uma experiência ainda mais agradável para os seus clientes? Conte pra gente aqui nos comentários!

Escrito por Pelas Barbas