14 de junho de 2017 Para barbudos Nenhum comentário

Por meio da descamação, a pele humana elimina normalmente as células velhas, que darão lugar às outras novas. Elas são tão pequenas que esse processo nem chega a ser percebido. No entanto, quando há uma inflamação na pele (dermatite), a pessoa começa a perder escamas da pele em forma de flocos brancos, que são conhecidos como caspa.

Essa dermatite é comumente chamada de dermatite seborreica, porém, ela e a caspa não são a mesma coisa. Enquanto a caspa é seca, a dermatite seborreica é úmida. E se você acha que a caspa se limita somente ao couro cabeludo, enganou-se: ela também se faz presente na pele que fica por baixo de sua barba.

Quando você coça ou mexe na barba, alguns flocos de caspa caem? Se sim, chega de caspa na barba: livre-se agora desse incômodo com as nossas dicas!

Como surge e quais as causas da caspa na barba?

A ciência ainda não apontou para os reais fatores, em uma pessoa, que desencadearão no aparecimento da caspa. Alguns cientistas acreditam que ela está relacionada com a predisposição genética.

Por isso, quem tem essa predisposição acaba notando o surgimento ou a intensificação da caspa em períodos de estresse ou estafa emocional. Outra causa da caspa na barba é o tipo de pele que cada um de nós temos.

A pele seca ou ressecada tem uma maior facilidade para descamar. Se por cima desses tipos de pele há uma grande concentração de pelo, como no caso da barba, ela acaba recebendo menos hidratação. O resultado é o surgimento dos flocos brancos.

Assim como a pele, os fios da barba também precisam ser hidratados. Como eles são mais grossos e secos do que os fios de cabelo, para que fiquem vistosos e bonitos, a hidratação é fundamental.

A desidratação dos pelos da barba contribui com o surgimento da caspa na região, além de deixar o visual com aspecto seco e mau cuidado.

Outros fatores também contribuem para o surgimento e o agravamento do estado da caspa:

  • mudanças bruscas de temperatura;
  • clima seco;
  • alterações hormonais.

Assim que surge a dermatite na pele, a região passa a atrair fungos que podem complicar a situação. No menor sinal de surgimento dos flocos brancos, é melhor buscar auxílio para iniciar o tratamento!

Como prevenir a caspa na barba e se cuidar?

Hidrate pele e pelos

O primeiro passo na prevenção contra a caspa na barba é a hidratação — que deve ser tanto da pele quanto dos pelos. Isso deve ocorrer com uma frequência diária. Caso seja necessário, até duas vezes ao dia.

Para manter a pele sob a barba e os pelos sempre hidratados, invista em produtos específicos para cada um, utilizando shampoos e condicionadores próprios para ambas as regiões.

Esfolie a pele regularmente

Como a pele é uma das responsáveis pela hidratação dos pelos, você precisa esfoliá-la com uma frequência de até duas vezes por semana. A esfoliação remove as células mortas que estejam acumuladas na região, previne a pele de formar pelos encravados e libera os poros para que a oleosidade possa alcançar os fios.

Mantenha a barba limpa

A higienização da barba também é importante no combate e prevenção da caspa. Depois das refeições, retire os restos de alimentos para que eles não fiquem acumulados nos pelos.

Enxágue bem sua barba para remover os alimentos e qualquer resíduo do produto que foi usado na higienização. Seque-a por completo, pois a umidade em excesso não faz bem. Por fim, evite passar as mãos com muita frequência na barba. Você sabia que elas são os maiores meios de transporte de fungos e bactérias?

Com as informações, dicas e cuidados listados acima, você conseguirá manter sua barba sempre limpa, saudável e com um aspecto bonito!

Quer ficar por dentro de todas as técnicas e novidades para manter sua barba sempre saudável? Assine nossa newsletter e receba as atualizações do conteúdo do nosso blog no seu e-mail!

Escrito por Pelas Barbas