27 de junho de 2017 Para barbudos Nenhum comentário

Foi-se o tempo em que cosméticos eram somente para as mulheres. Os homens estão cada vez mais preocupados em cuidar da aparência, sobretudo da barba e do cabelo. Entre a diversidade de produtos que o mercado oferece para esses cuidados, um que merece destaque é o balm de barba.

Em uma analogia simples, o beard balm (uma espécie de bálsamo para os pelos faciais dos homens) está para a barba como os cremes hidratantes estão para os cabelos femininos. Ele tem duas funções específicas principais: nutrir e modelar a barba.

A seguir, vamos explicar como ele funciona e mostrar os benefícios de investir nesse tipo de produto para cuidar da sua barba e deixá-la sempre bem arrumada e estilosa. Confira!

1. Garante a saúde e a beleza dos fios

O balm tem por finalidade contribuir para a saúde e para a aparência da barba. O produto deixa os fios hidratados, macios, alinhados, perfumados, com boa textura e volume adequado, longe de um aspecto oleoso ou sujo, favorecendo a aparência do homem.

A composição do balm reúne nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável de qualquer barba. É o caso do Óleo de Argan, rico em vitamina E, antioxidantes, proteínas, aminoácidos e os Ômegas 3 e 6, que previnem o envelhecimento dos pelos faciais, hidrata e nutre os fios.

2. Deixa sua barba mais macia e perfumada

Sua barba pode realmente fazer a diferença em seu visual, ainda mais se ela for alinhada, macia e perfumada. O uso frequente do balm hidrata os pelos e deixa os fios mais sedosos e com uma textura mais agradável ao toque, bem diferente daqueles que não usam o produto e ostentam barbas ásperas e com aspecto envelhecido.

As diversas possibilidades de combinações de óleos presentes na composição do balm (de coco, jojoba, uva ou de argan) com manteigas vegetais (de karité ou cacau, por exemplo) reparam e amaciam os fios, além de proporcionarem um toque aromático diferenciado à barba.

3. Controla até os fios mais rebeldes

Diferentemente do óleo para barba, o balm conta com cera de abelha em sua composição. Por ser um ingrediente mais denso, ele ajuda a controlar e modelar os fios da barba com uma precisão ainda maior, mas sem pesar nos fios.

Por conta disso, ele pode ser utilizado em barbas de qualquer tamanho (principalmente nas mais rebeldes) e preferencialmente nos primeiros meses de crescimento, para que o pelo cresça bem hidratado, brilhante, sem frizz e livre de coceiras.

4. Protege sua pele

O bálsamo não faz bem somente para a barba, mas também para a pele. Os óleos essenciais cumprem essa função, já que são antissépticos, antibacterianos e cicatrizantes. Eles também possuem efeito calmante, que provoca sensação de alívio e frescor na face e no pescoço, evitando alergias, acnes, vermelhidão e excesso de oleosidade no rosto.

5. É eficaz contra os efeitos do clima

O balm para barba sobrevive a qualquer intempérie climática, ajudando — e muito! — a proteger contra as condições mais adversas, como o frio, tempos secos e ventos fortes.

A manteiga de karité, por exemplo, atua como filtro solar natural, protegendo contra a radiação UV e impedindo o ressecamento dos fios, pois a gordura vegetal presente em sua composição é um excelente emoliente.

O balm de barba deve ser aplicado diariamente, de preferência pela manhã, quando os fios estão descansados, da raiz às pontas. A quantidade vai depender do tamanho da sua barba.

Se convenceu dos benefícios de utilizar o balm de barba?

Quer saber mais sobre esse assunto? Assine nossa newsletter e receba outras dicas exclusivas para deixar sua barba impecável!

Escrito por Pelas Barbas